Assistência Social e Cidadania
Quinta-feira - 18/05/2023

Blitz educativa enfatiza a importância do combate à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes

Por: Solange Santos
Foto: Walmir Alves (Secom/PMM)

A Prefeitura de Mossoró realizou na manhã desta quinta-feira (18) uma blitz educativa com o intuito de chamar a atenção da população sobre a exploração e o abuso sexual contra crianças e adolescentes.

“A data 18 de maio é um dia muito marcante no sentido da luta nacional pelo fim do abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Então, o objetivo dessa blitz socioeducativa é dar visibilidade a essa temática que ainda está dentro dos muros, acontecendo de uma forma interna dentro de um espaço privado. Nossas unidades socioassistenciais estão empenhadas nessa luta para dar visibilidade e levar informação às pessoas para que elas possam identificar as diversas formas de violência conta a criança e adolescente”, ressaltou a gerente de proteção social básica, Marwyla Lima.

Durante todo o mês de maio, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) está realizando diversas ações para conscientizar a população sobre essa temática.

“É uma data que culmina numa série de atividades que estão sendo feitas todo mês pela Semasc, uma data que vem para reforçar o combate à violência contra crianças e adolescentes. Nós enquanto Prefeitura de Mossoró estamos junto com os órgãos responsáveis, inclusive reunindo todas as secretarias, fazendo com que a sociedade entenda que é importante resolver esse problema, debatê-lo para combatermos a violência”, enfatizou o assessor especial de acessibilidade e inclusão, Petras Vinícius.

Durante a blitz ​​​​​que aconteceu na Praça Rodolfo Fernandes, a equipe que esteve à frente da ação realizou distribuição de panfletos e orientações com a população que passou pelo local.

“Estamos fazendo uma panfletagem, fizemos divulgação nas mídias e redes sociais. Durante esse mês também estamos realizando diversas capacitações com os próprios profissionais para que, no ato do contato o usuário da visita domiciliar esteja preparado para agir corretamente caso encontre um caso de violência de abuso sexual na residência”, pontuou a coordenadora do programa 'Criança Feliz', Denisa Praxedes.

Diretora do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do bairro Redenção, Sheyla Pedrosa avalia a importância de a campanha ser discutida o ano inteiro para a proteção de crianças e adolescentes.

“É uma campanha que precisa ser discutida o ano todo, mas no mês de maio damos mais ênfase. Esse assunto se torna cada vez mais relevante, principalmente em decorrência do aumento do número de casos de abuso e exploração sexual. Importante lembrar que o perfil da criança abusada é abaixo de 5 anos, o maior percentual. O abusador é aquele que tem um contato direto com essa criança, que faz com que precisamos ter uma atenção maior com essas relações familiares. Por isso que a assistência social tem um papel muito importante nesse processo, identificando esses casos para poder combater”, concluiu.