Quarta-feira - 26/04/2023

Prefeitura de Mossoró promove capacitação com gestores da Rede Municipal de Ensino

Por: Maricelio Almeida
Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

A Prefeitura de Mossoró promoveu nesta quarta-feira (26) mais uma etapa do Programa de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação (SME). Os gestores das unidades que integram a Rede Municipal de Ensino participaram de capacitação voltada ao gerenciamento de gêneros alimentícios na rotina escolar. A atividade foi realizada pela manhã e à tarde no auditório do Centro Administrativo da Cidadania Prefeito Alcides Belo, bairro Aeroporto.

A formação foi ministrada pela equipe da Coordenadoria de Alimentação e Nutrição Escolar da SME, formada pelas nutricionistas Milena Cajarana (coordenadora), Suzanne Fernandes e Leila Paiva. Pela manhã, as orientações foram repassadas aos gestores das escolas da Rede Municipal. À tarde, foi a vez dos gestores das Unidades de Educação Infantil (UEIs) acompanharem a capacitação.

“Trouxemos orientações sobre como gerenciar esses alimentos, os cardápios, desde o recebimento dos alimentos até a sua preparação. Trouxemos também aspectos relacionados aos cardápios para alunos que têm necessidades nutricionais especiais”, ressaltou a nutricionista Milena Cajarana, coordenadora de Alimentação e Nutrição Escolar.

Kelly Cristina, diretora da UEI Lúcia Maria

Kelly Cristina, diretora da UEI Lúcia Maria, participou da formação e ressaltou a relevância dos encontros promovidos pela SME. “É um momento de extrema importância para que a gente possa se aperfeiçoar ainda mais em relação à alimentação saudável das crianças, alimentação essa que é preparada com o maior cuidado”, pontuou.

“Essa formação é importante, porque trata sobre o cuidado, a partir do cardápio que a gente recebe e passa para as merendeiras, cuidado de ver qual o alimento oferecer à criança. A alimentação está muito boa, inclusive com a entrada de novos itens na merenda escolar da unidade, que as crianças receberam muito bem”, acrescentou Mônica Cibely, diretora da UEI Elineide Carvalho Cunha.

Mônica Cibely, diretora da UEI Elineide Carvalho Cunha.

A secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar, destaca que o Programa de Formação Continuada está contemplando todos os setores da SME, a partir das necessidades apresentadas pelos próprios profissionais que integram a Rede Municipal.

“Fizemos um planejamento a partir das necessidades dos setores. Hoje, a capacitação com os gestores envolve orientações importantes, que vão do controle do estoque ao controle da qualidade da merenda servida, e tudo isso interfere na nutrição das nossas crianças”, afirmou, comentando ainda as melhorias implantadas no processo de merenda escolar da Rede Municipal ao longo dos últimos dois anos.

“Tanto nós melhoramos a quantidade como a qualidade. Em relação à agricultura familiar, por exemplo, nós aumentamos a diversidade dos itens adquiridos. Também destacamos o trabalho que é feito com as crianças com necessidades nutricionais especiais, que possuem um cardápio diferenciado”, concluiu.