Terça-feira - 04/04/2023

Prefeitura de Mossoró realiza capacitação com profissionais do SAME das UBSs

Por: Thiago Braga
Foto: Walmir Alves (Secom/PMM)

A Prefeitura de Mossoró dá continuidade à série de capacitações com servidores do município lotados em Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Os treinamentos são realizados por etapas, divididos por setores que integram as unidades e tem como objetivo aperfeiçoar cada vez mais os atendimentos e serviços prestados aos usuários.

Nesta terça-feira (4), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reuniu profissionais do SAME – que é o setor responsável pelo atendimento, arquivo médico e estatística das unidades. O treinamento com os servidores foi realizado no auditório do Previ Mossoró e tratou sobre a arte de lidar, cuidar e recepcionar os usuários da rede.

“O objetivo da capacitação é construir uma harmonia de trabalho com os profissionais do SAME que ficam na recepção das UBSs. Esses profissionais ficam na porta de entrada das unidades, direcionando os usuários aos atendimentos. Buscamos cada vez mais um atendimento humanizado, ágil, o atendimento de qualidade e o tratar bem o outro”, explicou Aryadna Teixeira, diretora do Departamento de Atenção Primária em Saúde do município.

Os treinamentos com servidores abrangem as 47 UBSs das zonas urbana e rural do município. Na primeira etapa, o encontro reuniu os diretores das unidades. Na fase seguinte, os profissionais que atuam nas farmácias das unidades básicas de saúde.

“Nós estamos capacitando todos os setores das unidades básicas de saúde do município. Desta vez a capacitação envolve o SAME por entendermos que é o primeiro contato com os usuários. Ao término das qualificações buscamos ter a segurança para nossas UBSs receberem os usuários, oferecendo eficiência e eficácia no atendimento”, destacou Máxima Miliane Moreira, gerente da Atenção Básica do município.

O treinamento é uma oportunidade importante para o aperfeiçoamento das equipes na qualidade do atendimento e acolhimento aos usuários das unidades. “A capacitação está sendo muito rica com relação ao que fazemos na unidade. Lidamos com pessoas todos os dias que nos apresentam diferentes situações nas suas vidas particulares. Então, é importante aprender cada vez mais como lidar com o nosso público e os serviços ofertados. Está sendo um momento muito produtivo que nos ajuda a humanizar cada vez mais o nosso atendimento”, declarou Beatriz Morais, diretora da UBS Dr. Luiz Escolástico Bezerra.