Cultura  Esporte e Juventude
Quarta-feira - 29/03/2023

Alunos de taekwondo da Escola de Artes participarão de campeonato no próximo sábado

Por: Solange Santos
Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

Cinco alunos da Escola de Artes representarão a Prefeitura de Mossoró no Campeonato Estadual de Taekwondo no próximo sábado (1º),  em Natal, capital do Rio Grande do Norte.

O campeonato será dividido em duas modalidades, O Kyorugui, que é uma atividade de combate na qual dois competidores ficam frente a frente e competem com suas técnicas ofensivas e/ou defensivas. E a categoria Poomsae, que é um conjunto sequencial de movimentos típicos preestabelecidos da arte marcial, representando uma luta contra um oponente imaginário.

O atleta Jonnas Vinícius competirá na categoria Kyorugui. Para ele, o campeonato será bastante desafiador para toda a equipe. “É muito importante para nós atletas. A nossa academia da Escola de Artes representará Mossoró na competição. Estamos na expectativa e torcendo para trazer medalhas para nosso município”, declarou.

Esse será o primeiro campeonato que Bruno Miguel, de 14 anos, estará participando na categoria Poomsae. “Essa é minha primeira experiência em campeonato. Estou muito ansioso porque não conheço nenhum dos competidores que enfrentarei, então vai ser uma surpresa chegar lá e ver as habilidades deles. Vou tentar dar meu melhor para trazer a medalha para nossa cidade”, disse.

Goretti Fernandes, que também vai competir na categoria Poomsae, começou a treinar taekwondo incentivada pelo filho Rodrigo César de 12 anos, que já treinava desde os 7 anos. “Vai ser uma experiência diferente porque é a primeira vez que eu e meu filho estaremos participando de um campeonato. Na verdade, eu comecei a treinar por causa dele, pelas coisas que ele falava do taekwondo, do quanto ele gostava. Foi aí que conheci a arte e comecei a participar. Tem sido uma experiência maravilhosa, nos sentimos bem com toda a equipe”, relatou.

Quem está à frente dos cinco atletas que participarão da competição é o professor Felipe Lima. Ele ressalta a importância que é para Mossoró ter sua representatividade na arte do taekwondo em um campeonato estadual.

“Faz um bom tempo que Mossoró não participa desse campeonato. A Escola de Artes está levando 1 atleta de luta e 4 de Poomsae. Nossos atletas estão todos filiados e vão poder concorrer aos 5 pontos do ranking. É um orgulho para nós poder representar nossa Escola de Artes e mostrar que Mossoró tem atletas aptos para competir de igual para igual”, enfatizou.