Quarta-feira - 15/03/2023

Prefeitura de Mossoró promove capacitação para servidores de Unidades Básicas de Saúde

Por: Thiago Braga
Foto: Secom/PMM

Servidores de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) participam de mais uma etapa de capacitação contínua ofertada pela Prefeitura de Mossoró. A capacitação orienta e fornece informações aos profissionais acerca do funcionamento do setor de farmácia nas unidades.

A qualificação é organizada pela Secretaria Municipal de Saúde e está sendo ministrada no auditório do Previ Mossoró. As atividades começaram na terça-feira (14) e seguem até a quinta-feira (16). A programação é direcionada a farmacêuticos do município, diretores de UBSs e funcionários responsáveis pela dispensação de medicamentos de cada UBS.

“A capacitação busca treinar os responsáveis pela dispensação de medicamentos nas farmácias básicas das UBSs. Na ocasião, fornecemos orientações de como organizar e armazenar corretamente os medicamentos, orientação de controle e registros de validade, orientação de como preencher corretamente as guias e fichas”, detalhou Aryadna Teixeira, diretora do Departamento de Atenção Primária em Saúde do município.

“A finalidade da proposta é contribuir na melhoria de vida da população com a promoção e recuperação da saúde. Nosso objetivo é apoiar as ações de saúde com a medicação, controle da dispensação dos medicamentos e promover o seu uso racional”, Ranieri Ferreira de Oliveira, responsável pela farmácia da UBS Sinharinha Borges.

O treinamento ofertado aos servidores é importante para garantir a segurança e a entrega correta de medicamentos. E ainda, a organização, armazenamento, controle e registros conforme protocolos.