Esporte e Juventude
Segunda-feira - 12/12/2022

Projeto Jovem Promessa de Ginástica finaliza atividades do ano de 2022

Por: Maricelio Almeida
Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

As atividades de 2022 do projeto Jovem Promessa de Ginástica foram encerradas em grande estilo na noite desta segunda-feira (12), por meio de um festival realizado no Ginásio de Esporte Pedro Ciarlini. Participaram da programação cerca de 250 crianças atendidas pela iniciativa, que é executada em Mossoró através de parceria entre a Prefeitura, Federação Norte-rio-grandense de Ginástica (FNG) e Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), contando com patrocínio da Caixa Econômica Federal.

“É um momento único. A gente tem aqui a oportunidade de fazer com que todas as crianças tenham esse contato com o público. É um estímulo para que elas possam continuar no projeto. Estar dentro do Pedro Ciarlini, o nosso templo do esporte, acomodando todos de maneira agradável, confortável, deixa uma marca positiva nas crianças, que usufruem dos benefícios que a ginástica traz, como a disciplina, a psicomotrocidade, o aprendizado de maneira geral”, destacou o professor Franklin Soares, coordenador do projeto em Mossoró.

Com o festival, elas tiveram a oportunidade de expor tudo aquilo que aprenderam no decorrer das aulas. Ao longo do ano, as crianças de 5 a 14 anos inscritas no projeto desenvolvem suas atividades no Ginásio Olímpico Flávio Leandro Bezerra da Rocha, instalado na Escola Municipal Raimundo Fernandes, bairro Santo Antônio. Para 2023, as aulas devem ser iniciadas em março, com inscrições abertas no mês de fevereiro. As datas serão confirmadas posteriormente pela CBG.

“A gente fez o nosso melhor. Ginástica é a coisa que eu mais amo na vida. Fiquei um pouco nervosa, porque nunca tinha me apresentado para tanta gente”, disse Clara Veras, de 10 anos, que também participou no último final de semana, junto com um grupo de 12 atletas de Mossoró, do Festival Gym Brasil, da CBG, em Fortaleza. “Foi muito legal se apresentar em Fortaleza, porque a gente nunca tinha viajado para se apresentar em outro estado”, acrescentou Clara Veras.

Clara Veras, aluna do projeto

“Meu sonho para o futuro é ser professora de ginástica, para eu ensinar outros alunos também. Minha atividade preferida é no trampolim. Eu quero agradecer a minha mãe e ao meu pai pelo apoio. Eles sempre me apoiaram”, destacou Sofia Vitória, de 8 anos, aluna da Escola Municipal Rotary e também atendida pelo Jovem Promessa de Ginástica.

Sofia Vitória, aluna do projeto

“Eu acho muito legal a ginástica. O aparelho que eu gosto muito é a barra, porque nós fazemos muitas coisas, como o tumble track, que eu gosto muito, eu amo fazer esse esporte. Eu quero participar das olímpiadas e fazer ginástica pra valer”, complementou o pequeno Marcos Curinga, de 8 anos.

Marcos Curinga: "Quero fazer ginástica pra valer"

Familiares das crianças que se apresentaram no ginásio acompanharam a exibição na noite desta segunda-feira (12). É o caso, por exemplo, de Liliane Negreiros, mãe de Maria Eduarda, 13 anos. “Além da importância da parte física do projeto, tem também a parte mental, o convívio com outras crianças. Além do desenvolvimento esportivo, o convívio com outras crianças eu acho muito importante”, enfatizou Liliane.

Em 2022, o projeto foi ampliado em Mossoró, passando a atender 250 crianças, como reforça o diretor administrativo da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude, Mário Paz. “Podemos dizer que é um sucesso total. Em gestões anteriores, o projeto atendia 70, 80 crianças no máximo, e aí a gente entrou em contato diretamente com a Confederação e com Caixa pedindo a ampliação. Hoje o número de crianças finalizando o projeto em 2022 chega a 250. Quase triplicamos esse número. O sucesso está consolidado. A gente só quer agradecer, principalmente o envolvimento de toda a família”, finalizou.

• Meghan
    Hello prefeiturademossoro.com.br, We noticed you are only listed in 18 out of a possible 10k+ directories. You can view your ranking here: https://getlisted.directory/prefeiturademossoro.com.br?id=MTg= Gift your business this Christmas by submitting your website to 10K+ directories on getlisted.directory. Get more traffic, leads and sales by having your business rank high on search engines. Never has it been easier to promote your website. We've automated everything that we possibly could to make submitting your website a breeze. Visit us on https://getlisted.directory and get submitted 10k+ directories. We have a festive promotional offer for an All Inclusive, One-Time Fee Of $99!