Quinta-feira - 08/12/2022

Escola Municipal Alcides Manoel promove Sarau Literário em homenagem ao Nordeste

Por: Maricelio Almeida
Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

A Escola Municipal Alcides Manoel de Medeiros, localizada no bairro Redenção, apresentou na tarde desta quinta-feira (8) a culminância do Sarau Literário “O Nordeste é a ‘mulesta de bão’: ritmos que encantam”. O trabalho desenvolvido pelos quase 240 alunos do 6º ao 9º ano do turno vespertino encantou a comunidade, que prestigiou as apresentações.

O evento começou a ser planejado em setembro, com atividades em sala de aula, como explica a diretora da escola, Marleusa Soares. “Esse projeto não foi trabalhado em uma semana, nem em um mês. Desde setembro que vem sendo abordada a questão da cultura nordestina, junto com a produção textual, a dança, resultando nesse evento grandioso, com essa culminância, quando trouxemos toda a comunidade escolar para prestigiar. Foi um momento de valorização dos alunos, que fizeram o trabalho com perfeição”, disse.

A professora Sussana Silva, coordenadora do projeto, ressalta como surgiu a ideia de homenagear a região Nordeste. “A ideia de trazer à tona o Nordeste partiu da necessidade dos nossos alunos compreenderem a nossa cultura, entenderem como é que ela aconteceu, como é que ela acontece e, principalmente, gerar neles o sentimento de pertencimento sobre esse lugar que eles vivem”, comentou.

Sussana ainda revela como o sarau foi desenvolvido. “Os alunos produziram os próprios cordéis, através de muita pesquisa, de aulas expositivas, as apresentações surgiram deles mesmos, eles fizeram as próprias coreografias, o figurino também. Foram eles que fizeram tudo. É prática de sala de aula posta em ação. O sarau trouxe essa ideia de que eles, os alunos, podem prosperar nessa terra, e que essa terra é rica, que eles podem continuar aqui e viver bem aqui. Além disso, trabalhamos os gêneros textuais, trazendo à tona a língua portuguesa de uma forma viva, prática”, pontuou a professora.

A estudante Maria Clara escreveu um cordel que foi exposto durante o sarau, tendo como título “O Retirante”. “Nós passamos muitos meses organizando, e, enquanto a gente organizava, lia e aprendia cada vez mais sobre a cultura do Nordeste. Foi uma experiência muito boa. A gente vai levar para a vida tudo que a gente aprendeu aqui na escola”, destacou.

“Esse projeto foi muito importante para nós, para sabermos mais sobre a cultura nordestina. Na peça, eu fiz o personagem Severino. Passamos vários meses ensaiando. Foi um reconhecimento da nossa escola à Região Nordeste”, acrescentou o aluno Felipe Guimel.

Juliana Fernandes, mãe de aluna

Juliana Fernandes, mãe da aluna Júlia Izídio, prestigiou o sarau na Escola Alcides Manoel e elogiou a iniciativa da unidade de ensino. “Foi um projeto incrível, eu gostei bastante. É um projeto que vem para melhorar a cultura deles, para eles se desenvolverem mais. Eu quero dizer que eles estão de parabéns por esse evento, porque é algo diferente na escola, eu só tenho a agradecer. Os meninos se empenharam bastante. Estou muito feliz e espero que aconteça mais vezes, que a escola faça mais vezes”, concluiu.