Governo
Quarta-feira - 07/12/2022

Segmentos da sociedade aprovam programa estratégico de metas e investimentos de Mossoró

Por: Maricelio Almeida
Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

Representantes de diversos segmentos presentes nesta quarta-feira (7) na solenidade de apresentação do “Mossoró Realiza”, programa estratégico de metas e investimentos da Prefeitura, aprovaram a iniciativa do Município que busca avanços significativos em áreas como infraestrutura, saúde, educação, meio ambiente, entre outras.

O programa, que como tem como objetivo acelerar o desenvolvimento, gerar emprego e renda, e resolver problemas históricos enfrentados pela população, contempla, por exemplo, a construção de um camelódromo no bairro Centro, uma demanda há anos esperada pelos comerciantes ambulantes.

“Tudo que foi apresentado aqui foi tratado em várias reuniões com os ambulantes, e realmente o projeto foi aprovado, foi discutido com todos e estamos com uma expectativa positiva para essa nova realidade que Mossoró vai vivenciar nos próximos anos. É um projeto com acessibilidade, dignidade, que vai trazer benefícios não só para os ambulantes, mas para toda a sociedade, já que é um shopping na área central da cidade”, destacou Francivaldo Santos, vice-presidente da Associação dos Comerciantes Ambulantes de Mossoró (ASCAM).

A reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), professora Cicília Maia, acompanhou a apresentação do programa e ressaltou a parceria que existe entre a instituição e a Prefeitura. “A Uern entende que o Plano de Metas e Investimentos apresentado pela Prefeitura, em especial no que se refere à educação, é uma iniciativa que traz para a cidade um horizonte de crescimento, com ações contemplando diversos segmentos da nossa sociedade. Nos colocamos à disposição, como sempre fazemos, para colaborar na construção do hoje e do amanhã de Mossoró”, disse.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de São Gonçalo do Amarante, Vagner Araújo, uma das principais referências no Estado na área de gestão de projetos, elogiou o programa apresentado pela Prefeitura de Mossoró. “Fiquei bastante impressionado com a amplitude desse plano de investimentos, que está bem estruturado, bastante abrangente. são projetos que têm começo, meio e fim, que focam nas principais vocações de Mossoró, nas necessidades que o município tem. Há também o componente de financiamento financeiro, que é a captação de recursos, não só a alocação de recursos próprios, mas com a captação de recursos externos, que é possível graças ao dever de casa que foi feito, de arrumar as contas do Município”, pontuou.

Presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), o prefeito de São Tomé, Anteomar Pereira da Silva (Babá), avaliou o programa como “espetacular”. “É espetacular e um programa ambicioso do ponto de vista de desenvolvimento. Quero parabenizar toda a equipe da Prefeitura por desenvolver um projeto tão importante, que vai mudar, com certeza, a história de Mossoró. A Federação sempre tem dado apoio à Prefeitura de Mossoró no que diz respeito às causas conjuntas que nós temos, na defesa dos municípios do RN”, frisou.

Representando a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (FECOMÉRCIO/RN), o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró (SINDILOJAS), Michelson Frota, também fez uma avaliação positiva da apresentação do “Mossoró Realiza”. “É uma apresentação histórica. A gente vibra. Muitas vezes a gente se preocupa muito mais com o nosso dia a dia e não faz o planejamento para o futuro. Eu acho que a palavra hoje, do momento, em qualquer área, seja ela privada ou pública, é gestão, e esse modelo de gestão municipal está sendo dinamizado, conversado com a população, as entidades, com o objetivo único de realmente facilitar a vida do cidadão”, concluiu.

Confira, na íntegra, a apresentação do "Mossoró Realiza":