Saúde  Trânsito
Segunda-feira - 21/11/2022

PVT realiza roda de conversa sobre “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito”

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Divulgação/PMM

A Organização Mundial de Saúde (OMS) elegeu o terceiro domingo de novembro como o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito”. Neste domingo (20), o Programa Vida no Trânsito (PVT), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu uma roda de conversa com motoboys da “On 43”. O encontro aconteceu no Parque Municipal Prof. Maurício de Oliveira.

A intenção da data é também enfatizar a necessidade de intensificar os esforços para controlar esse importante problema de saúde pública, além de desenvolver apoio às milhares de vítimas que sobrevivem, mas têm a vida modificada, devido a sequelas adquiridas nesses acidentes de trânsito.

“Dialogamos sobre questões de trânsito como segurança, emergência e em especial sobre a data em memória das vítimas de acidente de trânsito. Referenciamos um diálogo com os motoboys e instigamos reflexões sobre perdas no trânsito, luto e lesões”, explicou Ana Leine, coordenadora do PVT do município.

Ela também destacou a importância de trazer à tona a temática. “Para os órgãos de trânsito é uma data importante por trazer reflexões sobre a aceitação de se perder pessoas para o trânsito, visto que acidentes podem ser evitados”, disse Ana Leine.

A roda de conversa teve a participação de Luís Correia, representando a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (Sesdem); De Santiago, da Polícia Rodoviária Federal (PRF); Luciano Jailson, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); Waldemar Araújo, da empresa Cidade do Sol; entre outros parceiros do PVT.

O “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito” é uma oportunidade para aumentar a consciência pública em relação à inaceitável perda de um ente querido devido a um acidente de trânsito, além de toda dor que acomete milhares de famílias em todo o mundo devido a essas tragédias.