Assistência Social e Cidadania
Quarta-feira - 16/11/2022

Município e MP firmam acordo para implementação do programa “Famílias Acolhedoras”

Por: Solange Santos
Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

O município de Mossoró firmou acordo com o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) para implementação do programa “Famílias Acolhedoras”. O Termo de Cooperação foi assinado, nesta quarta-feira (16), pelo prefeito Allyson Bezerra e pela procuradora-geral de Justiça Elaine Cardoso.

“Esse Termo de Cooperação dá possibilidade para crianças do município de Mossoró serem acolhidas por famílias que tenham esse momento de vínculo familiar, de afetividade, dando melhores condições para as crianças e jovens no seu desenvolvimento. É uma oportunidade de vivência, de vínculo afetivo diretamente, e o Município está favorecendo esse momento”, destacou Allyson.

“Esse momento é muito significativo, no qual celebramos um acordo para a implantação em Mossoró dos serviços de acolhimento familiar, ou implantação de famílias acolhedoras”, enfatizou Elaine Cardoso, procuradora-geral de Justiça.

Titular da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), Evanice Fernandes afirma que o programa "Famílias Acolhedoras" se constitui como uma medida de proteção e está tipificado na Política de Assistência Social. "A atual gestão vem trabalhando no sentido de implementar os programas, serviços e ações visando, desse modo, o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social na cidade. Esse é um passo muito importante que vai acontecer no nosso município, que será pioneiro nesse serviço”, disse.

A estudante Joice Matias passou por uma instituição de acolhimento para adolescentes e conta um pouco como foi esse momento na sua vida. “Na instituição, conheci os meus pais adotivos, eles foram fazer uma doação e acabaram, como eles dizem, se apaixonando por mim e entraram no processo de adoção. E hoje somos uma família feliz”, concluiu.