Cerimônia abre oficialmente XXIII Jogos Escolares de Mossoró

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Allan Phablo (SECOM/PMM)

A edição 2022 dos Jogos Escolares de Mossoró (JEMs) foi aberta oficialmente na manhã desta sexta-feira (11). A cerimônia aconteceu no Ginásio de Esporte Pedro Ciarlini e contou com a presença do prefeito Allyson Bezerra; da secretária municipal da Educação, Hubeônia Alencar; do secretário municipal de Esporte, Júnior Xavier; e alunos das redes pública e privada na cidade.

Os JEMs retornam após dois anos em virtude das restrições sanitárias provocadas pela pandemia da Covid-19. A titular da SME destacou o retorno da competição. “É um grande evento envolvendo mais de duas mil e quinhentas pessoas e está sendo muito simbólica essa retomada após dois anos de pandemia. A competição tem o objetivo de promover a convivência entre os jovens e a interação das escolas de todo o município de Mossoró”.

O prefeito Allyson Bezerra enalteceu a parceria das secretarias de Educação e Esporte na realização dos jogos e frisou que é um evento de referência. “É um evento importantíssimo que envolve a Rede Municipal de Ensino, realizado pela Secretaria de Educação do nosso município em parceria com a Secretaria de Esporte. Os jogos municipais são uma espécie de Olimpíadas para os nossos jovens”, disse o prefeito ressaltando, que o esporte também é uma política pública.

“É importante que a criança, além da grade curricular, tenha outra atividade, seja artística, cultural, tecnológica, de esporte, porque ajuda a manter essa criança ligada diretamente à escola. Os Jogos Escolares têm também esse objetivo de permanência de nosso estudante de forma ativa nas nossas escolas”.

Os jogos escolares serão disputados entre os dias 11 e 24 deste mês, como o explica o presente Comissão Organizadora dos JEMs, Hélio Oliveira. “Os jogos estão previstos para ocorrerem até o próximo dia 21, mas por conta de algumas modalidades terem recebido muitas inscrições, precisaremos passar desse dia, exatamente devido à grande quantidade de equipes inscritas”.

Os JEMs em 2022 terão a disputa de 10 modalidades, sendo elas: Atletismo, Basquete, Futebol, Futsal, Handebol, Voleibol Indoor, Voleibol de Praia, Karatê, Xadrez e Badminton), nas categorias Mirim, Infantil e Juvenil. Os jogos serão realizados em diferentes espaços do município. Participarão dos jogos 72 escolas, sendo 25 da rede municipal, 27 da estadual, 19 da rede particular, além de uma federal (IFRN).

A primeira disputa dos JEMs acontece nesta sexta-feira (11), às 13h, no Ginásio Pedro Ciarlini, quando as equipes de Voleibol Indoor iniciam a competição. Os jogos da modalidade seguem nos dias 12, 15, 16, 17, 18 e 19, com partidas começando, em geral, às 7h45.

Na segunda-feira (14), tem início a modalidade Futsal, com jogos no Ginásio Pedro Ciarlini a partir das 7h15. As partidas de Handebol também começam na segunda, a partir das 7h15, no Colégio Diocesano Santa Luzia, escola que também sediará os jogos de Basquete, que começam na segunda, às 11h30.

Ainda na segunda-feira (14), os estudantes inscritos na modalidade Xadrez estarão reunidos para a disputa, a partir das 8h, na Escola Municipal Maurício Fernandes. As partidas da modalidade Futebol começam a ser disputadas na terça-feira (15), no Estádio Manoel Leonardo Nogueira (Nogueirão), a partir das 14h15.

O Nogueirão também será palco das provas de pista e de campo da modalidade Atletismo, a partir do dia 15, com a competição sempre iniciando às 8h. No dia 18, serão promovidos, no Colégio Mater Christi, os jogos de Badminton, pela manhã e à tarde. Já as equipes inscritas na modalidade Voleibol de Praia irão competir no Campus Central da Universidade do Estado do RN (UERN), entre os dias 19 e 24 deste mês.