Quinta-feira - 27/10/2022

Feira de Empreendedorismo é realizada na Escola Municipal Prof. Manoel Assis

Por: Maricelio Almeida
Foto: Walmir Alves (Secom/PMM)

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Mossoró dá sequência ao projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), executado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). A partir do conhecimento adquirido em sala de aula, os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professor Manoel Assis promoveram nesta quinta-feira (27) uma Feira de Empreendedorismo, resultado do projeto.

Foram mais de 200 estudantes envolvidos na realização da atividade, que movimentou a unidade de ensino durante toda a manhã. Os alunos apresentaram projetos abordando temas como tecnologias digitais, soluções sustentáveis, produções culturais, alimentos e temperos naturais, entre outros.

“Eu tenho aprendido que é muito importante economizar e empreender. Eu fiz a logomarca do projeto, os brigadeiros, bolo de pote, todos saudáveis”, comentou a estudante Maria Alice. “Eu aprendi aqui que a gente pode ganhar dinheiro a partir da venda dos produtos”, acrescentou Pablo Luan, destacando ainda que pretende continuar empreendendo no futuro.

Inicialmente, o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos contempla oito escolas da Rede Municipal, entre unidades da zona urbana e da zona rural. A expectativa é que esse número seja ampliado já partir de 2023. “Essa feira foi um desafio abraçado por todos nós e deu muito certo. As crianças aprenderam bastante, trabalhando áreas como a matemática, a socialização, a venda em si”, pontuou Marleide Alves, diretora da Escola Manoel Assis.

Secretária municipal de Educação, a professora Hubeônia Alencar acompanhou a feira promovida na Escola Manoel Assis. “Este é um momento de culminância de uma bela parceria estabelecida entre a Prefeitura de Mossoró e o Sebrae, de forma piloto. Estamos trabalhando a cultura do empreendedorismo já a partir dos Anos Iniciais, envolvendo as crianças da escola, as famílias, os professores, que, inclusive, passam por uma formação para trabalhar esse tema, aliando o conhecimento específico da disciplina com a prática empreendedora”, disse, complementando:

“É algo muito inovador para a educação e hoje estamos na culminância do projeto aqui nesta escola, quando as crianças estão apresentando os produtos desenvolvidos durante o desenrolar de toda essa iniciativa. As crianças têm noção, por exemplo, de finanças, planejamento, elas compreendem que na vida tudo passa pelo planejamento.  É momento importantíssimo para a formação do cidadão”, concluiu a secretária.