Assistência Social e Cidadania
Sexta-feira - 14/10/2022

Semasc realiza capacitação para novos conselheiros do CMAS

Por: Solange Santos

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com o Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), promoveu na última quinta-feira (13), no auditório Alcides Belo no Centro Administrativo, capacitação para os novos conselheiros empossados no Conselho Municipal de Assistência Social, abordando “A importância da participação, o controle social e o papel dos conselheiros no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social” (SUAS).

O evento contou com a participação de representantes da sociedade civil e de governo, dos quais compõem o “Conselho Municipal de Assistência Social” (CMAS). Titular da pasta, Evanice Fernandes afirma que enquanto representante da atual gestão e do Conselho Municipal de Assistência entende a importância em propiciar esses espaços de qualificação, principalmente porque tivemos recentemente mudança nas representações na composição do Conselho, tanto de sociedade civil, como de governo para o exercício do biênio 2022-2024.

“O CMAS já tem quase 27 anos de existência e tem toda uma história de lutas pelo fortalecimento do SUAS, sendo referência para outros municípios, desse modo temos que manter a qualidade e comprometimento nos trabalhos. Nesse sentido agradecemos imensamente a todo o apoio que o Conselho Estadual de Assistência vem nos dando nesse processo de qualificação.

Presidente do Conselho Estadual de Assistência Social do RN (CEAS), Márcio Francisco de Andrade declarou a alegria de contribuir com o CMAS. “Externo a alegria de poder contribuir com o Conselho Municipal de Assistência Social, especialmente porque o controle social tem um papel importante para a efetivação da política de assistência, sendo vinculado à Secretaria Municipal o Conselho que é composto de forma paritária, sociedade e governo municipal, formado por entidades de assistência social, trabalhadores da assistência, usuários e representantes das secretarias do município. É também importante que a sociedade tome conhecimento do papel do Conselho e como é representativo deve sempre proporcionar momentos de formação e capacitação sobre a política. Assim quero parabenizar ao Conselho do Município de Mossoró pela composição e pelo trabalho de importante relevância pública”, frisou.

Presidente do CMAS e representante da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Leine finaliza apontando a percepção desse momento: "Podemos dizer que a capacitação para os novos conselheiros foi uma oportunidade de não só aprender sobre o controle social, mas, sobretudo, ao nos unirmos termos a oportunidade de iniciar trabalhos coletivos. A vinda dos colegas do Conselho Estadual de Assistência Social possibilitou aos novos conselheiros uma soma de conhecimentos, repassando a nós que estamos iniciando nossa gestão a responsabilidade que estamos assumindo como integrantes do Conselho de Assistência Social”, concluiu.