Sexta-feira - 23/09/2022

Prefeitura de Mossoró realiza dia D de multivacinação

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)

Durante toda esta sexta-feira (23), a Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza mais um dia D de multivacinação, com foco principal na imunização de crianças de 1 a menores de 5 anos contra a poliomielite.

A ação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. Pela manhã o horário de funcionamento foi das 7h às 11h. E à tarde, das 13h às 17h.

A UBS Raimundo Clodovil Cavalcante, localizada no conjunto Santa Júlia, promoveu uma ação para receber as crianças no dia D. A diretora Naidejane Rebouças explicou o que a equipe da unidade preparou para quem se deslocou até o equipamento.

“Nós preparamos uma ação para as crianças para chamar o público neste dia D. As nossas agentes estão fantasiadas de ‘Emília’, de ‘Boneca’. Temos também algodão-doce, pipoca, balões, pirulitos para atrair as crianças para esse momento e mostrar a elas a importância dessa vacinação”, disse a diretora. A UBS abrange, além do Santa Júlia, o conjunto Por do Sol, Integração, Redenção, parte do Abolição IV e Abolição V.

Coordenador de Imunizações do município, Etevaldo Lima destacou que o objetivo da mobilização visa reverter a situação de baixa cobertura verificada em todo o país contra o agravo. Pouco mais de 10 mil crianças nesta faixa etária precisam receber as duas gotinhas.

“O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é aumentar a cobertura vacinal da poliomielite. Temos no momento 10.763 crianças que ainda precisam tomar as duas gotinhas. A gente espera que a população compareça neste dia D. Todas as equipes das Unidades Básicas de Saúde estão mobilizadas em prol deste dia”, disse.

Etevaldo Lima lembra que Mossoró não tem falta de vacina para outras doenças, como já começa a ocorrer em outros municípios. “Alguns municípios já não têm mais Influenza, outros não têm mais Coronavac. Em Mossoró não está faltando vacina, o que necessitamos é que a população procure os serviços para revertemos essas baixas coberturas vacinais”, finalizou.