Terça-feira - 30/08/2022

Alunos da Rede Municipal de Ensino participam da 1ª Obmep Mirim

Por: Maricelio Almeida
Foto: Walmir Alves (Secom/PMM)

Alunos da Rede Municipal de Ensino de Mossoró participaram nesta terça-feira (30) da primeira edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) Mirim, avaliação realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e que contempla agora alunos do 2º ao 5º do Ensino Fundamental.

A prova foi aplicada em aproximadamente 30 escolas da Rede Municipal. A Olimpíada Mirim é composta por duas fases, ambas aplicadas pelas escolas. A primeira etapa consiste em uma prova classificatória com 15 questões de múltipla escolha. Alunos classificados nesta etapa poderão participar da segunda fase, em 11 de outubro, também composta de 15 questões objetivas.

O conteúdo das provas corresponde ao grau de escolaridade dos alunos, que são divididos nos níveis Mirim 1 (2º e 3º ano do Ensino Fundamental) e Mirim 2 (4º e 5º ano do Ensino Fundamental). Esta é a primeira competição científica nacional da área voltada para alunos tão jovens. A iniciativa é uma expansão da Obmep, criada em 2005 pelo Impa.

“Tivemos praticamente 100% das escolas com turmas do 2º ao 5º ano participando da Obmep Mirim. Este momento oportuniza o estímulo e promoção ao estudo da Matemática e contribui para a melhoria da qualidade da Educação Básica”, destaca Gláucia Filgueira, coordenadora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Mossoró.

O estudante João Guilherme, do 3º ano, participou da avaliação na Escola Municipal Niná Rebouças e acredita que alcançará uma boa pontuação. “Gosto de Matemática. Achei a prova legal. Acho que respondi correto. Vamos esperar o resultado”, disse. “É importante fazer essa avaliação, para aprendermos cada vez mais”, acrescentou o aluno Heitor Medeiros, também matriculado no 3º ano do Ensino Fundamental.

Maria Clara, estudante da Niná Rebouças, afirma que Matemática é um dos seus conteúdos preferidos, por isso espera ter acertado muitas questões na Obmep. “Eu gosto muito de estudar Matemática e fazer as continhas. Gostei da prova, já vinha estudando, me preparando”, relatou.

A professora Luana Oliveira reforça a importância de ferramentas como a Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas no processo de ensino-aprendizagem das crianças. “É uma prova importante tanto para avaliarmos o aluno quanto para fazermos uma autorreflexão do nosso trabalho”, pontuou.

“Essa avaliação é muito importante, primeiro para que a gente possa refletir sobre os dados, para a partir desses dados planejarmos as próximas ações. Vamos aguardar as correções, para analisarmos os resultados, que eu acredito que serão positivos”, complementou a supervisora Cyntia Morais.

A 1ª Olimpíada Mirim é uma realização do Impa, com apoio da B3 Social, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A competição é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC).