Assistência Social e Cidadania
Quinta-feira - 18/08/2022

Semasc realiza eleição do Conselho Municipal de Assistência Social

Por: Solange Santos

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) realizou nesta terça-feira (16) eleição do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, segmento da sociedade civil para o biênio 2022-2024.

O CMAS atua na formulação e deliberação do controle social, enquanto Sistema Único da Assistência Social (SUAS). O pleito eleitoral concluiu a escolha das entidades civis que prestam serviço na área da assistência para compor o Conselho.

Das nove entidades da sociedade civil que se inscreveram e foram homologadas pela comissão responsável pelo processo como aptas, sete entidades foram eleitas para compor o Conselho: o Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN (SINAI); Associação dos Deficientes Visuais de Mossoró (ADVM); Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE); Casa Assistencial Nosso Lar (CANLAR); Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCRM); Instituto Amantino Câmara (IAC); Centro Social Francisco Dantas (CSFD) e mais duas que se enquadram como entidades suplentes, a Aldeias SOS Brasil e Associação Semeando Juntos.

Com a definição das entidades que comporão o próximo mandato do CMAS, o segmento governamental, regimentalmente, realizará alteração de seus representantes e, sendo em breve nomeados e empossados pelo senhor prefeito Alysson Bezerra.

Considerando todos os procedimentos e iniciativas da comissão, do Conselho e principalmente das entidades sociais, a secretária Evanice Fernandes enfatiza que o controle social em Mossoró é muito comprometido, responsável. “A Semasc tem sido bem atuante no município, comprometida e responsável, colaborando com a execução da política de assistência social da cidade. Destacamos que os novos representantes estarão dividindo responsabilidades com o trabalho social de qualidade, na assistência social de Mossoró”, declarou.

Durante o momento eleitoral, Ana Clébia, representante da Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR) e presidente do CMAS, reforçou a importância do pleito, a atitude de todos os envolvidos por manter a legitimidade do controle social no município e, agradeceu pela vivência com todos os membros conselheiros, apoio técnico e da Semasc durante o período em que esteve presidindo os trabalhos desse importante Conselho. Já a Rita de Cássia de Medeiros, gerente do SUAS, conselheira titular e presidente da comissão eleitoral, agradeceu a contribuição dos membros. Ainda frisou que o momento é valido e substancial para confirmar que o controle social é essencial para a efetivação da assistência social como política pública de direitos e, desta forma, com base nos princípios legais de participação da sociedade civil e governo.