Quarta-feira - 17/08/2022

Profissionais da Atenção Primária à Saúde passarão por capacitação

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Walmir Alves (SECOM/PMM) Imagem ilustrativa

Acontecerá nesta quinta-feira (18) capacitação para profissionais da equipe multiprofissional e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Atenção Primária à Saúde (APS), lotados na Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O treinamento ocorrerá, das 8h às 17h, no auditório da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAEN/UERN). No período da manhã será para os agentes de saúde e na parte da tarde para os profissionais da APS.

A capacitação será realizada pelo técnico da Coordenação do Programa Saúde do Homem do Ministério da Saúde, José Maria Viana dos Santos. Suiann Costa, coordenadora da Atenção Integral à Saúde da Mulher e do Homem da SMS, destaca que a capacitação será para o projeto Ponto de Parada e Descanso (PPD). Segundo ela, apenas 80 municípios brasileiros foram contemplados com o projeto e Mossoró é a única cidade potiguar selecionada.

“O projeto Ponto de Parada e Descanso foi certificado pelo Ministério da Saúde e será um espaço de realização de atividades. Essa capacitação tem o objetivo de capacitar profissionais da Atenção Primária à Saúde em relação à saúde de caminhoneiros e caminhoneiras. Mossoró é uma das 80 cidades contempladas com o projeto e a única em solo potiguar”, disse.

Suiann Costa destaca que representantes da Secretaria Municipal de Saúde visitarão juntamente com o membro do Ministério da Saúde os pontos de parada nesta quarta-feira (17). O grupo estará em dois postos de combustíveis de grande fluxo de caminhoneiros e caminhoneiras, além de unidades básicas de saúde, que servirão como ponto de apoio para os atendimentos ao público-alvo da ação.

“Vamos ter um calendário mensal de ações para a saúde do caminhoneiro e caminhoneira que passam por Mossoró. Todos vão ter acesso aos serviços de saúde. Essa é a importância do projeto. Vamos trabalhar a questão da obesidade, prevenções a doenças crônicas, álcool e droga, prevenção ao suicídio”, explicou Suiann.