Assistência Social e Cidadania
Sexta-feira - 24/06/2022

Semasc promove curso de formação continuada para fortalecer a proteção social da pessoa idosa

Por: Solange Santos

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), com o Ministério Público do Rio Grande do Norte e a 15ª Promotoria de Justiça da Comarca de Mossoró deram início a uma série de cursos de formação continuada com o tema: “Sistematizando e fortalecendo a proteção social da pessoa idosa em Mossoró”.

O primeiro encontro aconteceu na última quarta-feira (22), no auditório do Ministério Público Estadual em Mossoró, na modalidade presencial e também Ensino a Distância (EaD). O evento foi direcionado aos trabalhadores de Assistência Social, da Saúde, do Sistema de Justiça e interessados que atuam no combate à violência contra a pessoa idosa.

Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Laura Pollyanna fala sobre a relevância do curso para o bom desempenho dos profissionais envolvidos na proteção da pessoa idosa no município. “O Conselho Municipal do Idoso destaca a relevância desse curso de formação continuada, como pontapé inicial para o processo de construção de fluxo de atendimento e proteção social à pessoa idosa que perpassa por situação de violação de direitos. Consideramos e destacamos ser de suma relevância ainda a participação efetiva dos profissionais de rede de assistência e de saúde nesse processo de formação”, ressaltou.

A palestrante foi a Profª. Dra. Suzaneide Ferreira, ela apresentou dados acerca das políticas públicas de modo peculiar aos profissionais da assistência social, responsáveis por ofertar a proteção social aos idosos.

“O projeto Archangelus, através do curso sistematizando e fortalecendo a proteção social da pessoa idosa em Mossoró, possibilitou que trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e do Sistema Único de Saúde (SUS) pudessem discutir políticas importantíssimas na construção da rede de proteção e defesa da pessoa idosa. Compreendemos que é difícil para a política, mas é um momento de luta, de fortalecimento dessa política da pessoa idosa. Como vamos construir os fluxos de atendimento, principalmente no combate à violência e como vamos fortalecer essa rede. Precisamos juntos pensar nas estratégias de efetivação dessa política”, frisou.

Esse primeiro encontro teve uma boa participação do público. Os próximos módulos irão acontecer nos dias 22/7, 26/8, 28 e 29/9 sempre das 8h às 12h no mesmo local.

• Jackeline Gurgel Jack
    Sou estudante do serviço social , gostei de saber sobre este encontro realizado pela SEMASC, e gostaria de conhecer mais programas e projetos direcionados as pessoas idosas no município e se estes outros encontros é apenas para profissionais atuantes ou estagiários podem participar. Também quero acrescentar meu elogio a iniciativa deste projeto onde trará mais conhecimento e fortalecimento para uma melhor atuação dentro dos espaços de atendimentos a este público como a todos os usuários.