Sexta-feira - 27/05/2022

“Conviver na Educação Infantil”: projeto auxilia na recomposição das aprendizagens de crianças

Por: Maricelio Almeida
Foto: Divulgação (PMM)

Integrando as estratégias propostas no Programa de Recomposição das Aprendizagens (PRA) da Rede Municipal de Ensino de Mossoró, o projeto “Conviver na Educação Infantil” tem contemplado alunos da pré-escola, com idades entre 4 e 5 anos, a partir do desenvolvimento de oficinas de artes, contação de histórias, brincadeiras, entre outras ações, que buscam promover espaços de socialização, fortalecendo vínculos afetivos. As atividades acontecem em dias letivos, durante a semana, bem como também aos sábados.

“A ideia do projeto está embasada no fato de que o conviver é um dos seis direitos de aprendizagens preconizados na BNCC. No período de aulas remotas, mesmo que as crianças tenham realizado atividades síncronas e assíncronas orientadas pelo planejamento pedagógico do professor, notamos a falta de acesso ao convívio escolar e às atividades de rotina, que são tão importantes na Educação Infantil. Com o PRA, elas agora têm a oportunidade de fortalecer esses vínculos afetivos”, explica a professora Maquézia Morais, coordenadora de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Mossoró.

Segundo a coordenadora, durante a aplicação da metodologia do projeto são desenvolvidas ainda ações como oficinas de psicomotricidade, produção de brinquedos e jogos com materiais não estruturados, Sarau Literário, visitas a diferentes ambientes como Parque Municipal, Museu, oficinas sobre as emoções, atividades que envolvam o meio ambiente, teatro de fantoches e ciranda das ideias (escuta sensível).

O Programa de Recomposição das Aprendizagens propõe que, considerando a proposta pedagógica a ser personalizada por cada unidade de ensino, a equipe docente pode utilizar diferentes metodologias de trabalho que envolvam as variadas formas que a criança aprende e se desenvolve, incluindo, por exemplo, os jogos e sua confecção com a participação ativa da criança, as brincadeiras livres e direcionadas, contação de histórias, dramatizações, entre outras.

Neste sábado (28), o projeto contará com atividades sendo promovidas em equipamentos como a UEI Lúcia Maria Nogueira Mendes. A professora Lívia Ferreira, que atua na unidade, fala sobre como tem sido a experiência com o PRA até o momento. “Observamos no início de ano que nossos alunos estavam com dificuldade em diversas áreas, como atenção, concentração, coordenação motora fina, noções de limite e regras, entre outros, principalmente as crianças de 4 e 5 anos, então o PRA veio para intensificar nosso trabalho e oportunizar uma atenção mais específica para esse público”, disse.

Lorena Costa, supervisora da UEI Lúcia Maria, também destaca a importância do PRA. “As atividades são desenvolvidas com a contribuição de todas as professoras, através de momentos de harmonização para acalmar os alunos, melhorando a atenção e a comunicação do grupo nas rodas de conversas, com fábulas ou parábolas para facilitar a compreensão, cartazes, trabalhos com músicas, jogos e brincadeiras. Para a realização deste projeto, foram necessárias reuniões prévias com o corpo docente para organização e elaboração das estratégias de cada nova etapa, favorecendo também uma troca de ideias e experiências entre os educadores”, pontuou.

A secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar, destaca que o PRA foi cuidadosamente planejado com o intuito de minimizar os prejuízos pedagógicos ocorridos na consolidação das aprendizagens dos alunos ao longo do período pandêmico de 2020/2021. A titular da SME lembra que o programa da Rede Municipal foi implantado antes mesmo do Decreto nº 11.079 que instituiu, no último dia 23 de maio, a Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica.

“Saímos na frente. Fomos pioneiros. O nosso Programa de Recomposição das Aprendizagens é apresentado como uma ação concreta de superação das dificuldades de aprendizagens impostas pelo contexto da pandemia e marca um novo momento educacional da Rede Municipal de Ensino. A recomposição é uma estratégia contínua e não deve ser encarada como forma de repor conteúdos, mas de, com base nas principais dificuldades averiguadas e aprendizagens não consolidadas indicadas pelas avaliações, criar as condições para que os alunos as superem e as desenvolvam”, afirmou Hubeônia Alencar.

SOBRE O PROGRAMA

O PRA tem como base as avaliações diagnósticas unificadas realizadas no final de 2021, bem como os relatórios individuais das crianças da Educação Infantil e o diagnóstico inicial dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Foram essas avaliações que proporcionaram a identificação, por ano escolar e componentes curriculares, das dificuldades apresentadas pelas crianças/alunos quanto às competências e habilidades mínimas essenciais ao percurso escolar.

O programa está sendo desenvolvido em atividades realizadas nos dias letivos, somando-se ainda 80 horas-aula anuais extras, que deverão ser executadas aos sábados, não contabilizadas na carga horária letiva. O PRA tem sua metodologia aplicada ao longo de um ano, por meio de projetos como “Letramento e Alfabetização”, “Oficina de Produção de Texto”, “Letramento Matemático”, “Iniciação Científica”, “Núcleo de Estudos Interdisciplinares”, “Mossoró Educa+”, além do “Conviver na Educação Infantil”.

• Gusttavo
    Na iEstudar Cursos Online encontrei diversos cursos na área educacional. Estudo e me qualifico gratuitamente. https://iestudar.com/curso-online-gratis/educacao-infantil #cursosgratuitos#cursoslivres#cursoscertificado#estudenaiestudar