Programa “Primeira Infância Cidadã” realiza última reunião da trilha

Por: Solange Santos
Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

A Prefeitura de Mossoró, em parceria com a Petrobras S/A, realizou na tarde desta terça-feira (17) o último encontro da segunda trilha do Programa “Primeira Infância Cidadã” (PIC), com profissionais da área da Educação, Assistência Social e da Saúde. Mossoró está entre os 15 municípios brasileiros que foram contemplados com o programa, representando o Nordeste.

O objetivo do PIC é contribuir para a priorização da primeira infância na agenda municipal, por meio do fortalecimento do sistema de garantias de direitos e apoio à elaboração ou revisão dos planos municipais.

“Mossoró já tem um trabalho muito bem feito pelas secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social e Cidadania. O PIC vem com uma proposta de dialogar ainda mais sobre esse direito que as crianças têm nesses três setores”, declarou a formadora do PIC, Iany Bessa.

O Programa é composto de várias trilhas, há quase um ano ocorreu a primeira e este ano foi realizado a segunda trilha, em oito encontros, abordando o tema, “Sistema de Garantias e Direitos”. “A Trilha são caminhos percorridos na formação para solidificar ainda mais a formação que o município já faz com os agentes públicos, conselheiros tutelares, equipe da Saúde, Educação e Assistência Social. Elas possibilitam todas essas equipes a pensarem em ações conjuntas, ajudando a entender qual é o lugar da infância dentro do município”, frisou a formadora do PIC.

A assistente social Aline Azevedo tem participado das trilhas do PIC. Para ela é um processo de aprendizado entre as secretarias. “Eu vejo como uma oportunidade dada a nós profissionais, para aproximarmos dessas temáticas da primeira infância”, disse.

“Nós que estamos à frente da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, nos sentimos honradas em estarmos como uma das secretarias articuladoras para a realização do PIC em Mossoró. Juntos estamos promovendo espaços de formação e qualificação para os profissionais, possibilitando a ampliação de conhecimentos na área da primeira infância, promovendo melhorias na qualidade dos atendimentos prestados à população e o fortalecimento da rede”, concluiu a titular da pasta da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, Evanice Fernandes.