Assistência Social e Cidadania
Quinta-feira - 07/04/2022

Oficinas de doces e biscoitos oportunizam renda extra a mulheres atendidas pelos CRASs

Por: Maricelio Almeida
Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

A tarde desta quinta-feira (7) foi especial para cerca de 80 mulheres atendidas por quatro Centros de Referência da Assistência Social (CRASs) de Mossoró. Em solenidade realizada no auditório do Centro Administrativo da Cidadania, as participantes de oficinas de doces e biscoitos oferecidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) receberam seus certificados e celebraram o encerramento de um ciclo e início de outro: para muitas delas, os conhecimentos adquiridos durante os cursos já se transformaram em renda extra.

É o caso, por exemplo, de Mikaelly Aquino, do CRAS Costa e Silva. “Após a primeira semana de curso eu comprei meu material e comecei a produção. Estou vendendo salgados e casadinhos doces. Foi uma oportunidade muita boa, até porque eu estava em casa parada e é uma renda extra, trabalhando de casa, perto da minha filha, cuidando dela também. Que venham mais oportunidades para o CRAS”, disse.

Para Daianny Cristine, também do CRAS Costa e Silva, a oficina representou, além da oportunidade de um incremento na sua renda, a superação de um processo de depressão. “Para mim foi muito importante, principalmente no meu processo de recuperação da depressão. Eu me sinto mais fortalecida, sem medo, e já comecei as vendas após a fabricação de biscoitos. A convivência com as outras mulheres também foi muito boa, assim como as aulas do professor Gustavo”, pontuou.

Participante da oficina no CRAS Barrocas, Luana Lima conta que está colocando em prática os conhecimentos adquiridos para, em breve, começar a vender bolos. “É um privilégio estar aqui, aproveitando essa oportunidade que o CRAS nos deu. Nunca tinha feito um bolo antes, e agora já coloquei em prática em casa e fui elogiada. Estou me organizando para produzir e vender, estou me organizando, comprando o material”, revelou.

Aluna da oficina realizada no CRAS Sumaré, Aleide Costa também pretende começar a vender em breve os produtos confeccionados a partir das aulas ministradas no Centro de Referência da Assistência Social. “Foi maravilhoso. Gostei muito e aprendi bastante. Ainda não coloquei em prática, mas no próximo mês estarei, se Deus quiser, colocando em prática o que aprendi na oficina, produzindo para o Dia das Mães”, afirmou.

As oficinas foram ministradas pelo monitor Gustavo Oliveira, que comemora os resultados alcançados pelas alunas. “É gratificante estar aqui na entrega dos certificados essas alunas produzindo doces e biscoitos, vê-las sendo capacitadas, gerando sua própria renda, ter uma esperança de abrir o seu próprio negócio. É muito especial”, comentou.

O secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Thiago Marques, reforça a importância da iniciativa do Município junto à população atendida pelos CRAS. “Celebramos mais uma conquista dessas mulheres, que estão buscando uma melhoria de vida, uma renda a mais e, principalmente, buscando empregar maior dignidade às suas vidas, maior protagonismo. Nós, da Secretaria, da Prefeitura, só temos a agradecer a cada uma delas, que hoje estão aqui colhendo os frutos dessa vitória”, concluiu.

A cerimônia de entrega dos certificados contou com a presença da primeira-dama do município de Mossoró, Cinthia Pinheiro, representando o prefeito Allyson Bezerra; do vereador Lucas das Malhas; além de membros da equipe da Gerência de Geração de Oportunidades.

SOBRE AS OFICINAS

As oficinas de doces e biscoitos aconteceram nas unidades dos CRASs dos bairros Alto de São Manoel, Costa e Silva, Sumaré e Barrocas durante os meses de fevereiro e março. O primeiro equipamento a receber o curso foi o CRAS Alto de São Manoel, de 14 a 18 de fevereiro. No mesmo mês, sendo de 21 a 25, a oficina ocorreu no CRAS Costa e Silva.

Já no mês de março foi realizado nos CRASs Sumaré e Barrocas. No primeiro, a oficina aconteceu de 7 a 11 de março. E no segundo, de 14 a 18. Cada oficina tinha duração de 20 horas, acontecendo de segunda a sexta-feira. Foram produzidos durante as capacitações bolinhos caseiros, brownie, bolos de rolo e caseiro, biscoitos acebolados, alfajor, casadinho, além de modelagem e decorativo de biscoito.

• Rosemere
    Oportunidade! -O Curso on line de ovos de páscoa gourmet mais queridinho da internet está em promoção para você lucrar muito nessa Páscoa. -Apostila com todo passo a passo, para você começar a lucrar. -Além de aulas sobre vendas, tabela de lucro, agendamento e muito mais. -Está preparada para ter uma renda extra nessa páscoa??? Atenção! -O curso está em promoção de lançamento e vai aumentar a qualquer momento! -Então corre pois nossa equipe está divulgando em outros perfs ! Clica no link abaixo para saber mais e garantir sua vaga e aproveitar a promoção. https://bit.ly/Páscoa-Lucrativa-22

• Márcia Lima
    Continue faturando depois da páscoa! APRENDA COMO FAZER BRIGADEIROS GOURMET EM APENAS 7 DIAS OU TENHA 100% DO SEU DINHEIRO DE VOLTA... Clique no link abaixo e saiba como ou copie e cole no seu navegador: https://hotm.art/quero-faturar-com-brigadeiros