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 Assistência Social e Cidadania
Quinta-feira - 07/04/2022

Entrevistadores do Cadastro Único passam por capacitação sobre averiguação, focalização e revisão cadastral

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Walmir Alves (SECOM/PMM)

Foi realizado na manhã desta quinta-feira (7), pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), mais uma capacitação com os entrevistadores do Cadastro Único. O tema foi averiguação, focalização e revisão cadastral.

A capacitação abordou conceitos para que os profissionais entendam a ação do Governo Federal. “Hoje trabalhamos com os entrevistadores a forma correta de abordar as famílias que possam procurar nossas unidades do Cadastro Único, possivelmente com os benefícios de Auxílio Brasil, tarifa social de energia elétrica bloqueados ou cancelados em detrimento de inconsistência nas informações cadastrais”, destacou a assistente social e palestrante da capacitação Marwyla Gomes.

Marwyla explica que mês a mês o governo faz o procedimento de batimento dos dados informados pelo usuário durante o atendimento realizado pelo entrevistador. Após esse procedimento, o governo inicia processo de investigação.

“As pessoas que tiverem com inconsistência de renda declarada no Cadastro Único o governo bloqueia o beneficio e convoca o usuário para que ele compareça às unidades para esclarecimento a atualização do cadastro conforme de fato o seu perfil e sua renda”, frisou.

Técnica de referência do Cadastro Único, Mônica Raquel destaca a importância dos entrevistadores passar todas as informações corretas e orientações que ajudem ao cidadão que procura o atendimento no órgão saber o motivo de estar atualizando o cadastro.

A profissional ressalta que o Cadastro Único teve aumento no número de atendimentos nas últimas semanas devido as atualizações do Governo Federal nos programas sociais.

“O Cadastro Único hoje está recebendo uma demanda grande devido a todas as atualizações que aconteceram depois do final do benefício do Auxílio Emergencial, quando o governo criou e oficializou o Programa Auxílio Brasil. Com isso, as famílias procuraram o setor para tirar dúvidas”.

Deusa Mar, entrevistadora do Cadastro Único, disse ser momento importante para todos os entrevistadores que possam estar preparados para realizar o atendimento ao cidadão.

“Para nós entrevistadores é um momento muito rico e grandioso, tendo em vista que a gente atende um público muito grande diário e cada usuário chega com uma situação e demanda diferente. Então, é de suma importância que estejamos preparados para atender a população que necessite dos serviços do Cadastro Único e cheguemos a uma resolução da demanda”.


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