Quarta-feira - 29/12/2021

Educação: melhoria em estrutura física de unidades começa a ser efetivada em 2021

Por: Maricelio Almeida
Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Educação, deu início em 2021 ao processo de melhoria na estrutura física das escolas e Unidades de Educação Infantil (UEIs) que compõem a rede de ensino. Equipamentos que antes não possuíam a mínima condição de funcionamento, como a UEI Izabel Macedo Barreto, no bairro Barrocas, foram transferidos para espaços mais adequados, garantindo dignidade aos alunos e condições apropriadas de trabalho aos educadores.

O novo prédio da UEI Izabel Macedo também abriga a Unidade de Educação Infantil Maria das Dores Almeida, que antes estava instalada em um prédio com estrutura precária. A Prefeitura concluiu ainda, no mês de abril, a obra da UEI Zezinha Gurgel Rodrigues, na Estrada da Raiz, oferecendo à comunidade uma estrutura totalmente adequada para o processo de ensino-aprendizagem. Outro equipamento que está sendo transferido para um novo espaço é o Colégio Evangélico, no Centro da cidade.

"A Secretaria Municipal de Educação, entre as muitas ações já realizadas com o intuito de ofertar um ensino de melhor qualidade, realizou ao longo do ano a análise das instalações físicas dos equipamentos onde funcionam escolas e UEIs. Muito nos preocupou encontrar, por exemplo, UEIs funcionando em casas sem as devidas condições. A transferência dessas unidades alugadas é uma ação de curto prazo para que possamos ofertar um ensino com dignidade para as nossas crianças", destaca a secretária Hubeônia Alencar.

A Secretaria de Educação também investe no espaço físico das UEIs e escolas que funcionam em prédios próprios. Passaram por manutenção, ao longo de 2021, equipamentos como a Escola Municipal Francisco de Assis Batista, a UEI Eva Maria Dantas e o Portal do Saber, entre outros. Em 2022, novas unidades também serão contempladas com os serviços.

“Encontramos uma rede de ensino com desafios imensuráveis, entre eles uma estrutura física precária em grande parte dos equipamentos. Podemos dizer que muitos obstáculos já foram vencidos, mas ainda há muito a ser feito. E faremos. Com gestão, trabalho e respeito aos mossoroenses”, conclui Hubeônia Alencar.

Confira o ANTES e o AGORA dos equipamentos que já passaram por melhorias em suas estruturas físicas:

- UEI Izabel Macedo - Antes

- UEI Izabel Macedo - Agora