Mobilidade Urbana
Terça-feira - 14/12/2021

Esquema especial de transporte coletivo e tarifa reduzida levam legião de fiéis à procissão de Santa Luzia

Por: Fábio Oliveira
Foto: Wilson Moreno

A procissão de Santa Luzia, que encerrou os festejos à padroeira de Mossoró nesta segunda-feira (13), teve um acompanhamento popular significativo, mantendo a tradição da manifestação religiosa. Um dos fatores que ajudaram na adesão popular ao mais importante movimento religioso da região foi o transporte coletivo. Para este evento, a Prefeitura montou esquema especial com a empresa Cidade do Sol, concessionária do setor no município.

A estimativa é que aproximadamente 150 mil fiéis acompanharam o cortejo em todo o seu trajeto de 5 km de extensão, da concentração no Santuário da Mãe Rainha, no conjunto Ulrick Graf, zona Leste, até a Catedral de Santa Luzia, no centro da cidade.

Desde o início da tarde, 16 ônibus circulavam para conduzir os fiéis oriundos de vários bairros da cidade até o ponto de concentração, de onde saiu a procissão. Ao final, o mesmo trajeto foi realizado pela frota em caminho inverso, levando os devotos de Santa Luzia de volta aos seus bairros de origem. No total, 20 regiões foram atendidas com o serviço funcionando sem problemas.

“A operação do transporte público no encerramento das festividades de Santa Luzia veio reforçar a importância que ele tem para a sociedade. De uma forma muito positiva, proporcionou aos fiéis a oportunidade de participar do encerramento da festa. E a programação feita pela Prefeitura, com o apoio dos agentes de trânsito do Município e a PRF, transcorreu de uma forma normal e isso só veio abrilhantar a operação”, comentou Waldemar Araújo, diretor da empresa Cidade do Sol.

Ao final, cerca de 2.500 passageiros utilizaram o serviço de transporte coletivo durante a programação religiosa no feriado, muitos deles pela primeira vez. “Eu não tinha ainda utilizado o ônibus e não sabia que o serviço era tão bom e mais barato. Facilitou muito, porque não tenho transporte próprio e queria demais vir à procissão. Acho que se não tivesse esse serviço, eu não teria como vir”, revelou a dona de casa Francinete Cardoso, que reside na área do bairro Abolição IV, zona Oeste.

Outro fator destacado entre os usuários no serviço de transporte coletivo durante o feriado de Santa Luzia foi a tarifa reduzida adotada pela Prefeitura exclusivamente para este dia, no valor de R$ 3,00. “Na minha rua tinha muita gente querendo vir à procissão, mas o dinheiro não dava porque não tinha só a ida, mas a volta também. Além de ter ônibus disponível, ainda teve o desconto. Assim deu pra gente vir em um grupo maior”, revelou a manicure Eliane de Souza, residente no Sumaré, zona Leste, que esteve acompanhada de mais quatro vizinhas, todas devotas de Santa Luzia.

“Planejamos todo o esquema pensando no bem-estar e segurança da população. Também queríamos dar condições ao maior número de pessoas possível para participar de tão importante momento. Então, a tarifa reduzida ajudou a muita gente a vir à procissão e também conhecer o serviço de transporte coletivo, que vive uma nova realidade em Mossoró. É mais qualidade e opção aos usuários”, assinalou Luís Correia, diretor executivo da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESDEM)

Luís Correia, diretor executivo da SESDEM (Foto Wilson Moreno)