Quinta-feira - 14/10/2021

Formação continuada discute construção do currículo no cotidiano escolar

Por: Maricelio Almeida
Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

A Secretaria Municipal de Educação (SME) promove na noite desta quinta-feira (14), a partir das 19h, uma formação continuada com o tema “Construindo currículo no cotidiano escolar: articulações entre sujeitos e contextos”. O encontro, virtual, será transmitido ao vivo no canal da Prefeitura de Mossoró no YouTube.

A formação será mediada pela professora Eliane Araújo, coordenadora de Psicopedagogia da SME, e contará com a participação da secretária municipal de Educação, professora Hubeônia Alencar, do professor Mauro Marciel Alexandrino, gerente de Avaliação, Planejamento, Inovação e Tecnologia da SME, e ainda da professora Ester Barbosa, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

“Essa formação é um desdobramento do processo de alinhamento dos nossos referenciais curriculares ao Documento Curricular do Rio Grande do Norte. É uma formação para toda a rede de ensino, contemplando professores, supervisores e gestores, além do Comitê Gestor, Comitê Técnico e Grupos de Trabalho que estão dedicados ao alinhamento do Documento Curricular da rede municipal ao Documento estadual”, detalha o professor Mauro Alexandrino.

A Secretaria de Educação tem avançado nas discussões referentes ao alinhamento e atualização do seu Documento Curricular. Essa atualização, conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), deveria ter ocorrido em 2020, quando o Município assinou acordo de cooperação com o Estado para a implementação da BNCC nas etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Como isso não aconteceu, a gestão atual retomou o processo. Além das reuniões com os comitês gestor e técnico, encontros específicos dos Grupos de Trabalho também já estão acontecendo.

Conforme estabelece a portaria que instituiu o Comitê Gestor, o documento deve ser apresentado em até 90 dias ao Conselho Municipal de Educação, a quem compete a análise e aprovação. “Quando falamos em Documento Curricular, estamos nos referindo ao documento que norteará as práticas educativas nos campos de experiência da Educação Infantil e nas áreas de conhecimento do Ensino Fundamental", complementa Gilneide Lobo, gerente pedagógica da SME e coordenadora do Comitê Gestor.

"Estamos vivenciando importante processo na rede municipal de ensino. Trata-se de um momento de diálogo, troca de saberes, construção colaborativa do documento que norteará o fazer pedagógico em sala de aula. O alinhamento curricular que estamos fazendo é fundamental para que possamos atender ao que a BNCC preconiza, e o formato que adotamos para fazê-lo garante que o documento seja construído de forma participativa e coletiva, de modo que ele resulte das diversas vozes que compõem a nossa rede, atendendo às suas especificidades", conclui a secretária municipal de Educação de Mossoró, Hubeônia Alencar.

Acompanhe a formação, a partir das 19h: