Assistência Social e Cidadania
Quinta-feira - 14/10/2021

Segunda edição da Trilha Formativa discute visibilidade da criança como agente importante na sociedade

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Wilson Moreno/PMM

Com o intuito de refletir sobre a visibilidade da criança como agente importante na sociedade, a segunda edição da Trilha Formativa tratou sobre o tema em edição virtual realizada na tarde desta quarta-feira, 13. O encontro foi conduzido pela professora Selma Andrade de Paula Bedaque.

“As crianças estão vivendo experiências no presente se constituindo nas interações com as pessoas apropriando-se da cultura em que vive e participando e construindo culturas também”, disse a formadora do Projeto Infância Cidadã (PIC).

Selma Bedaque reforça que a sociedade precisa cada vez mais ver e criar espaço para sua participação ativa e criativa. “A ESCUTA é um meio fundamental para a garantia de sua vida cidadã. Por isso, criança é ator social que deve ser cuidado, valorizado e respeitado em suas infâncias”, explicou.

A professora ressalta ainda que está sendo uma oportunidade interessante para as pessoas que estão participando desse momento. “Os participantes presentes se envolveram na construção do debate nos diferentes momentos em pequenos grupos nos vídeos apresentados. Está sendo também uma oportunidade de diferentes setores da sociedade pensarem juntos sobre a criança de Mossoró”.

Os próximos encontros estão todos agendados para as quartas-feiras seguintes, sempre das 14h às 17h. O tema da reunião da quarta-feira, 20, será “O desenvolvimento da aprendizagem na primeira infância”.

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), aderiu ao projeto junto com a AVANTE, que é voltado à primeira infância. Ele é financiado pela Petrobras. Ao todo, serão realizadas nove edições da trilha formativa.

O projeto “Qualificação Direta em Primeira Infância” terá duração de três anos. O cronograma de atividades inclui diagnóstico da educação infantil e da gestão pedagógica, plano de metas e de formação continuada, realização das ações em escolas-piloto para a implementação de unidades referências em currículo, materiais, formação e avaliação.