Segunda-feira - 11/10/2021

Sistema de Avaliação do Inep inclui Educação Infantil na edição deste ano

Por: Maricelio Almeida
Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), incluiu na edição deste ano a Educação Infantil, por meio de questionários que serão aplicados aos secretários municipais de Educação, diretores e professores dessa etapa. No Saeb 2019, esse levantamento foi realizado como estudo-piloto.

Na manhã desta segunda-feira (11), a Coordenação de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Mossoró promoveu um encontro formativo com supervisores da rede, com o objetivo de discutir essa inserção, como destaca a professora Maquézia Morais, formadora do encontro e coordenadora de Educação Infantil da SME.

“Acredito que essa inserção da Educação Infantil será profícua no sentido de não se preocupar apenas com dados quantitativos, mas, sobretudo, contribuir, a partir dos resultados obtidos nas avaliações, com a finalidade de favorecer a construção de políticas educacionais que fortaleçam o desenvolvimento integral das crianças em seus aspectos físicos, cognitivos e sociais”, pontua.

O encontro desta segunda (11), realizado através do Google Meet, contou também com a presença das professoras Ariana de Oliveira, Patrícia do Nascimento e Márcia Fonseca. Novas formações devem ser promovidas posteriormente, quando as escolas que participarão da avaliação forem sorteadas pelo Inep.

“Foi um encontro de suma importância para a Educação Infantil, pois contribuiu para refletirmos sobre a importância das avaliações no processo de construção de políticas públicas para uma educação de qualidade”, afirma a professora Giovana Bezerra, Unidade de Educação Infantil (UEI) Menino Jesus de Praga.

Além da Educação Infantil, o Saeb avaliará ainda escolas públicas do Ensino Fundamental. Os estudantes responderão a um questionário e testes de língua portuguesa (leitura) e matemática. Professores e diretores também participarão da avaliação, por meio de questionários. Nessa perspectiva, a Secretaria Municipal de Educação de Mossoró promoveu, na semana passada, encontros formativos voltados para profissionais do Ensino Fundamental, Anos Iniciais e Anos Finais.

SOBRE O SAEB

O Sistema de Avaliação da Educação Básica é formado por um conjunto de avaliações externas em larga escala, realizadas periodicamente por meio da aplicação de testes cognitivos e questionários para etapas específicas da educação básica. A aplicação dos instrumentos da avaliação será de 8 de novembro a 10 de dezembro, em todas as unidades da Federação.

O Saeb tem a finalidade de avaliar a qualidade da educação básica do país e contribuir para sua melhoria, oferecendo subsídios concretos para a formulação, a reformulação e o monitoramento das políticas públicas. Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.