Quinta-feira - 23/09/2021

Responsabilidade no trânsito é debatida em escolas da rede municipal

Por: Maricelio Almeida
Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

Escolas da rede municipal de ensino de Mossoró estão trabalhando, dentro da programação da Semana Nacional de Trânsito (SNT) 2021, atividades relacionadas à responsabilidade no trânsito. Ao longo dos últimos dias, alunos dos Anos Finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental têm acompanhado, durante as aulas remotas, conteúdos direcionados ao tema da SNT 2021, de forma interativa e pedagógica.

A professora Kalyne Alves, da Escola Municipal Professor Manoel Assis, destaca a importância de se discutir, em sala de aula, o trânsito e suas problemáticas. “É de grande importância, tendo em vista a grande problemática que o trânsito assume frente à sociedade. Trânsito é espaço de cooperação e reciprocidade. A ideia é indicar valores e ações que contribuam para um espaço mais democrático”, disse.

Kalyne explica como discutiu o tema junto aos seus alunos. “Utilizamos vídeos, áudios, jogos, desafios, reflexões e situações do cotidiano dos alunos e da comunidade escolar. As turmas têm uma boa receptividade, se percebem dentro do contexto e indicam a importância de um trânsito seguro, assim como da responsabilidade de cada um nesse contexto. Fomentar nas crianças e adolescentes essa concepção de empatia e solidariedade é muito significativo na nossa sociedade”, pontuou, acrescentando também:

“Estimulamos nos nossos adolescentes a consolidação de valores e atitudes que contribuam para um trânsito mais humano, democrático e empático. Que a educação no trânsito possa ser vista para além da Semana Nacional de Trânsito, que nossas crianças e adolescentes comecem desde a cedo a perceber que esse espaço é de todos e para todos, permitindo assim a capacidade de olhar a necessidade do outro, assim como de cobrar, quando necessário, o direito de ir e vir presente na nossa legislação”, enfatizou a professora.

Entre os conteúdos apresentados aos alunos destaca-se um vídeo educativo produzido pelo Programa Vida no Trânsito (PVT), a partir de uma parceria entre as secretarias de Educação, Saúde e Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito. “Orientamos as escolas para a exposição do vídeo educativo sobre o trânsito em qualquer componente curricular, no período entre os dias 20 e 24 de setembro”, explica o professor Rummening Marinho dos Santos, coordenador do PVT em nível de Secretaria Municipal de Educação, e ainda coordenador de Educação Física e do Programa Saúde na Escola (PSE).

A programação da Semana Nacional de Trânsito, coordenada em Mossoró pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito, segue até esta sexta-feira (24). Desde a última segunda (20), diversas atividades vêm sendo promovidas na cidade, tendo como objetivo diminuir o número de acidentes e mortes no trânsito.

Confira o vídeo produzido pelo Programa Vida no Trânsito: