Assistência Social e Cidadania

Geração de Oportunidades entrega mais de 60 certificados

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Allan Phablo/PMM

Aconteceu nesta quinta-feira, 26, a entrega dos certificados das oficinas realizadas nos Centros de Referência da Assistência Social (CRASs). A cerimônia ocorreu no auditório do Centro Administrativo Alcides Belo, bairro Aeroporto. Ao todo, 65 participantes estavam aptos a receberem o documento.

As oficinas de laços, flores artesanais (EVA e papel) e biscoito caseiro realizadas pelo setor de Geração de Oportunidades, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude (SMDSJ), aconteceram nos CRASs Redenção, Belo Horizonte, Quixabeirinha, Santo Antônio, Alto de São Manoel e Bom Jesus. Houve também uma atividade na Casa da Nossa Gente do Abolição I (CNG Abolição).

Titular da pasta, Janaína Holanda destacou a retomada gradual das oficinas nos equipamentos sociais vinculados ao Desenvolvimento Social. Ela enfatizou que o momento é de coroar o trabalho de todos que participaram destas atividades.

“Essas foram as primeiras turmas das oficinas realizadas pelo Geração de Oportunidades em 2021. Estamos retomando aos poucos as nossas oficinas, os nossos serviços, e o momento agora é coroar esse trabalho com a certificação, para que essas pessoas possam mostrar que fizeram curso e que estão qualificadas, de repente, para ingressar no mercado de trabalho ou iniciar o seu próprio negócio”.

“Hoje estamos finalizando a primeira etapa das oficinas disponibilizadas e executadas pelo Geração de Oportunidades. Realizamos as oficinas em alguns dos nossos equipamentos. Para a gente foi muito gratificante. Foi um sucesso essa primeira etapa de oficinas. Todo mundo participou e não houve nenhuma desistência. As pessoas ficaram bem engajadas com o projeto”, disse a gerente do Geração de Oportunidades, Bianca Negreiros.

As alunas das oficinas realizadas nos CRAS do Belo Horizonte e do Alto de São Manoel, Ângela Freitas e Hélia Regineide, respectivamente, comemoram a oportunidade de participarem das atividades e o conhecimento adquirido durante os dias de oficinas nos equipamentos sociais.

“Eu tinha um pouco de conhecimento sobre a produção de laços, mas com o curso me aperfeiçoei e, graças a Deus, agora estou produzindo com mais qualidade os meus lacinhos. Tenho até uma lojinha de variedades, dá para ganhar uma renda extra. Foi de muito bom proveito o curso do Geração de Oportunidades”, disse Ângela, que foi aluna da oficina de laços do CRAS do Belo Horizonte.

“Para mim é uma grande alegria poder estar aqui com as professoras, minhas amigas de curso, todo mundo integrado. O curso foi muito bom, eu aprendi a fazer muita coisa que eu nunca tinha feito antes e consegui fazer, hoje eu pego um EVA e faço qualquer flor. Quem sabe a gente não pode até comercializar daqui pra frente, não é mesmo? Tornar-me uma comerciante de flores. Essa iniciativa da Prefeitura é excelente”, frisou Hélia que fez o curso de flores em EVA no CRAS Alto de São Manoel.

A professora voluntária Cliede Pereira disse que as oficinas do Geração de Oportunidades são muito importantes. Ela frisou que existem várias mulheres que não têm oportunidade de ter uma profissão, de ter conhecimento em determinadas áreas.

“Enquanto professora voluntária, me coloquei à disposição para fazer esse trabalho com as meninas, e estou muito satisfeita em ter contribuído um pouco, dividindo meu conhecimento com elas. Eu já tive, inclusive, até retorno de algumas que já estão produzindo laços e também já estão vendendo”.

2ª ETAPA DE OFICINAS

Bianca Negreiros afirmou que o Geração de Oportunidades já trabalha para a realização da segunda etapa de oficinas.

“Nós já estamos trabalhando e nos organizando para a segunda etapa de oficinas e acreditamos que contaremos com todos os CRASs nessa etapa porque todos eles já estão trabalhando presencialmente”, explicou.

Bianca Negreiros também citou a conclusão dos cursos realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Em breve os certificados também serão entregues aos concluintes.

“Nós estamos concluindo essa parte com o Senac. Foram oferecidos quatro cursos. E em breve também estaremos divulgando a data para entrega de certificados desses cursos que aconteceram no Senac. Para a gente foi uma experiência muito bacana”, contou.