Quarta-feira - 11/08/2021

Profissionais da Saúde participam ativamente das ações do "Mês da Primeira Infância"

Foto: Wilson Moreno

No Mês da Primeira Infância de Mossoró, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem contribuído com a programação que vem sendo executada nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e outros equipamentos sociais.

Hoje (11), no CRAS do Santo Antônio, profissionais de Saúde participaram ativamente das atividades na unidade. Luciano Silva é socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Ele percorre os locais onde a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude e a SMS têm realizado as atividades.

Luciano cumpre o papel de palestrante que orienta mães acerca dos primeiros socorros em caso de engasgos, queimaduras, choque elétrico, quedas e outros acidentes que podem acontecer no ambiente doméstico.

"Chamamos uma mãe aqui na roda de conversa para ela mostrar como age em caso de um engasgo em casa, detectamos alguns procedimentos que não são recomendáveis e orientamos a forma correta de prestar socorro", disse o profissional do SAMU. O socorrista ainda lembrou alguns procedimentos errados enraizados na cultura popular diante de casos de queimaduras. "Muitas vezes, as pessoas querem ajudar a criança queimada passando pasta de dente, manteiga, borra de café em cima do ferimento e isso não é correto. Pode até agravar a lesão", disse Luciano.

Vacinas

Outra atividade no âmbito da Saúde é a atualização do cartão de vacinação. Crianças que precisam tomar vacinas são atendidas pelos profissionais da Saúde. A dona de casa Rosimeire Antônia levou a filha Sofia para tomar doses que protegerão a bebê de 3 meses de vida contra pneumonia, meningite e rotavírus.

"É muito importante para a população e mais ainda para os nossos filhos que precisam ser vacinados. As orientações também são muito boas, porque muitas vezes nos cantos onde a gente mora não tem esse tipo de atividade", disse Rosimeire.

Saúde Bucal

A saúde bucal é outro ponto presente. A odontóloga Morgana Rodrigues aplicou flúor nas crianças e deu orientações sobre escovação. "O objetivo é orientar e debater problemas de saúde bucal que com conhecimento, cuidados e escovação correta são evitáveis", disse a profissional.