Terça-feira - 27/07/2021

Hepatites virais: ação de Saúde orienta, testa e vacina trabalhadores do Aterro Sanitário

Foto: Allan Phablo

Trabalhadores do aterro sanitário de Mossoró foram contemplados na manhã de hoje (27), com uma ação de saúde no próprio local de trabalho. Equipes do Programa HIV/AIDS e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) forneceram orientações, realizaram testes e aplicaram vacinas contra  Hepatite B, Influenza e Tétano.

A ação faz parte de um cronograma pensado para o Julho Amarelo. "Visamos alertar a população sobre a necessidade de se cuidar mais, de se prevenir e diagnosticar. Dia 28 de julho é o dia mundial de luta contra as hepatites virais e estamos com essas ações na cidade. Hoje, estamos ofertando a testagem para essas doenças, a hepatite C e a hepatite B para fazermos também essa busca ativa e vacinando", disse Conceição Melo, responsável técnica do Programa Municipal HIV/AIDS e Hepatites Virais.

No aterro, segundo Morgana Dantas, secretária de Saúde do município, o objetivo é atender trabalhadores vulneráveis e suscetíveis aos riscos. "Estamos aqui atendendo trabalhadores que correm diversos riscos, lidando com a coleta e o descarte de lixo e que muitas vezes não possuem tempo disponível porque entram no trabalho muito cedo e saem muito tarde. Então estamos encontrando muita receptivadade desse público e ficamos felizes em retomar com essa importante ação de saúde preventiva", disse Morgana.

Milhões de casos no mundo

As hepatites virais B e C afetam 325 milhões de pessoas no mundo, causando 1,4 milhão de mortes por ano. É a segunda maior causa de morte entre as doenças infecciosas depois da tuberculose e 9 vezes mais pessoas são infectadas com hepatite do que com o HIV. A hepatite é evitável, tratável e no caso da hepatite C, curável.

O Dia Mundial das Hepatites Virais, comemorado no dia 28 de julho, foi criado em 2010 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a Lei nº 13.802/2019, instituiu o Julho Amarelo, a ser realizado anualmente em todo o território nacional, no mês de julho, quando são efetivadas ações relacionadas à luta contra as hepatites virais.