Segunda-feira - 19/07/2021

Projeto "Saúde: Territórios em Movimento" promove oficina em Mossoró nesta segunda-feira

Foto: Célio Duarte

Em Mossoró, acontece hoje (19), na sede da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atividades de uma oficina promovida pelo projeto "Saúde: Territórios em Movimento". O evento tem como objetivo fortalecer a Atenção Básica em Saúde e reúne corrdenadores municipais da 2ª Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP).

Coordenam a oficina os professores Ricardo Burg Ceccim da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Jennifer do Vale (UFERSA)  Andrea Taborda (UERN/UFERSA).

"Em fevereiro já tivemos um momento em uma rede de colaboração internacional que nós construímos com as instituições e o laboratório Ítalo-Brasileiro para discutirmos a perspectiva das redes de saúde em cuidados intermediários. Novamente retomamos essa discussão como forma de fortalecer a atenção Básica dos municípios oestanos", afirma aprofessora Andrea Taborda.

O evento ocorre com base em uma cooperação nacional e internacional, segundo o professor Ricardo Burg Ceccim, graças as instituições que integram projetos de cooperação internacional com o semi-árido. "Nós começamos o projeto que se chama Cuidados Intermediários e Hospitais de Territórios. O objetivo é superar a ideia de uma saúde fragmentada e pensarmos numa rede de fato e não de uma saúde em pedacinhos. A Saúde Básica precisa melhorar a sua resolutividade e os grandes hospitais precisam ser a retagarda.

A secretária de Saúde de Mossoró, Morgana Dantas, participou do evento: "Estamos com pessoas que possuem expertise em saúde pública e em atendimento básico. Estamos tentanto desenvolver ainda uma forma de melhorar o atendimento intermediário para atender as necessidades que hoje não são bem atendidas", disse.

"Essa pandemia e particularmente o processo de vacinação, serviu para evidenciar a potencialidade que a Atenção Básica tem e que a gente já conhece, de dar uma boa resolução aos problemas de saúde à população", afirma o professor Jennifer do Vale.

Ricardo Burg Ceccim, é um dos coordenadores da oficina.