Quarta-feira - 30/06/2021

Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino será lançada virtualmente nesta quinta-feira

Foto: Arquivo/SME

A Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino (FECIRME) será lançada virtualmente nesta quinta-feira (1º). Realizada anualmente pela Secretaria Municipal de Educação (SME), a FECIRME tem o intuito de fomentar, nos professores e alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e EJA das escolas municipais, a cultura da pesquisa científica e tecnológica, o desenvolvimento intelectual contínuo, a criatividade, a curiosidade e a construção do conhecimento de forma interdisciplinar. Em 2021, a FECIRME será no formato virtual em razão da pandemia da Covid-19.

A programação de lançamento da IV FECIRME será a partir das 15h, no canal oficial da Prefeitura de Mossoró no YouTube (https://www.youtube.com/prefeiturademossorooficial). Em 2021, sendo realizada de forma virtual, a IV FECIRME tem o objetivo de promover o acesso à ciência e ao conhecimento, além de estimular o protagonismo dos alunos da Rede Municipal de Ensino. Nesse sentido, o evento conta com a participação de autoridades locais, diretores escolares, supervisores, professores, alunos e demais membros da Comunidade Escolar.

Atualmente, a FECIRME está respaldada na aprovação do Projeto “Feira de Ciências no Contexto do Semiárido”, a partir da Chamada Pública nº 17/2020, de 11 de setembro de 2020; e no Termo de Cooperação Técnica celebrado entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Prefeitura Municipal de Mossoró.

A Secretaria Municipal de Educação, por meio das Gerências Pedagógica e de Planejamento e Avaliação, juntamente com o setor do Ensino Fundamental Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA), tem incentivado a participação de profissionais de educação e estudantes na IV FECIRME. No último dia 17, a SME realizou uma reunião virtual de sensibilização com os diretores e os supervisores das escolas municipais.

"O diferencial e desafio para professores e estudantes é que a IV FECIRME será realizada pela primeira vez no formato remoto, possibilitando o acesso à ciência mesmo durante a pandemia", destacou Afonso Magnus, supervisor técnico do Ensino Fundamental-Anos Finais e membro da comissão Coordenadora da IV FECIRME.

15h – Abertura

15h10 – Mensagem da Secretária Municipal de Educação Profª Dra. Hubeônia Alencar

15h20 Mensagem do Prefeito de Mossoró Allyson Bezerra

15h30 Painel de Convidados

(Mediador: Prof. Dr. Mauro Alexandrino Marciel da Costa)

15h40 – 1º convidado- Prof.ª Dra. Allyssandra Maria Lima Rodrigues Maia - E.M. Prof. Antônio Fagundes

16h00 2º Convidado- Ex-aluno Jandson Isaiás Nunes de Araújo -E.M. Prof. Antônio Fagundes

16h10 3º convidado- Professor Joscelito Marques Ferreira - E. M. Prof.ª Celina Guimarães

16h20 - 4º convidado- Aluno Pedro Henrique Freitas Batista - E. M. Prof.ª Celina Guimarães

16h30- Interação entre os convidados

16h40- Encerramento

(Mediador: Prof. Dr. Mauro Alexandrino Marciel da Costa)

As novidades da IV FECIRME podem ser acompanhadas pelo perfil oficial da Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino no Instagram (https://www.instagram.com/fecirme). Acompanhe e compartilhe as iniciativas de promoção da ciência nas escolas municipais de Mossoró.