Terça-feira - 08/06/2021

Famílias de alunos da Escola Municipal Profª. Celina Guimarães Viana recebem kits de alimentos da agricultura familiar

Foto: Allan Phablo/PMM

As famílias de 536 alunos da Escola Municipal Professora Celina Guimarães Viana, do bairro Barrocas, são beneficiadas com kits de alimentos da agricultura familiar. Os alimentos foram entregues pela Secretaria Municipal de Educação (SME), nesta terça-feira (8).

Os produtos da agricultura familiar foram adquiridos de produtores rurais pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) - Compra com Doação Simultânea, que é uma ação do Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania. É executado pela Emater-RN em parceria com a Prefeitura Municipal de Mossoró por meio das Secretarias de Educação, Secretaria da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Secretaria do Desenvolvimento Social e Juventude e Secretaria de Saúde.

Na primeira etapa receberam os kits as famílias de alunos que possuam inscrição de NIS e CPF, matriculados na Escola Municipal Raimunda Nogueira do Couto, no último dia 27. Já nesta terça-feira, as famílias dos alunos da Escola Celina Guimarães receberam os kits de alimentos. Nos kits contém mais de dez quilos de alimentos, dentre eles, macaxeira, polpas de frutas, melão, banana, limão, melancia, coentro e cebolinha. Além do kit, os beneficiários receberam ainda um litro de leite por meio do Programa de Aquisição de Alimentos. O leite será distribuído uma vez por semana nas escolas e Unidades de Educação Infantil (UEIs) da Rede Municipal de Ensino.

A dona de casa Mikaele Jacione, que mãe de aluno da escola, disse que os alimentos chegaram em um momento de dificuldade. “Vai ajudar com certeza porque estamos em um momento difícil”, destacou.

Mãe de um dos alunos da Escola Celina Guimarães, a dona de casa Ana Cristina Ferreira também destacou que os alimentos beneficiam a família nesse momento. “Ajuda bastante. Vai ajudar muito esses alimentos”, afirmou.

Em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os alimentos são distribuídos aos beneficiários na forma de kits e obedecendo todos os protocolos de distanciamento social. “É de suma importância, pois nossa comunidade é carente. Todos nossos alunos serão beneficiados com um litro de leite que será entregue uma vez por semana e hoje estão sendo beneficiados com kit da agricultura familiar. É de suma importância para nossos alunos nesse momento de pandemia, uma ajuda bastante importante para alimentação em casa”, enfatizou a diretora da escola Kelly Alves.

Segundo a secretária de Educação Hubeônia Alencar, o programa beneficia tanto as famílias dos estudantes como os produtores rurais do município. “Uma importante entrega, especialmente nesse momento de pandemia em que as famílias estão passando por inúmeras dificuldades. Trata-se de um programa federal realizado em parceria com Emater e a prefeitura. No caso específico da Celina Guimarães beneficia 536 famílias recebendo, além daquelas famílias dos produtores da agricultura familiar que estão fornecendo o produto. As escolas Raimunda Nogueira do Couto e Celina Guimarães Viana foram as escolas que aderiram ao programa por cadastro prévio e atenderam os critérios do programa”, destacou a secretária.