Terça-feira - 18/05/2021

Dia Internacional dos Museus: Museu Histórico Lauro da Escóssia reúne fatos marcantes da história de Mossoró

Foto: Allan Phablo/PMM

O Museu Histórico Lauro da Escóssia faz parte da história de Mossoró. Instalado em um prédio que marca a fase de fundação do município, o Museu reúne o legado da história mossoroense em um acervo que concentra itens de importantes fatos históricos.

Nesta terça-feira (18), data quando é comemorado o Dia Internacional dos Museus, a Secretaria Municipal de Cultura destaca a importância do Museu Lauro da Escóssia na preservação da história da cidade. Ainda neste ano, a Prefeitura de Mossoró entregará o Museu totalmente restaurado após reforma e com instalações modernizadas.

No dia 5 de abril de 1948 foi publicado o Decreto Executivo 4 que criou a Biblioteca Pública Municipal e o Museu com a missão de guardar o rico acervo, além de proteger a memória e a cultura mossoroense. Inicialmente, o Museu foi instalado no térreo do antigo Clube Ipiranga, mesmo edifício da Associação Cultural e Esportiva Universitária (ACEU). Porém, o templo da história de Mossoró foi construído a partir de 1879 para abrigar a antiga Casa de Câmara e Cadeia. Até 1977, as instalações foram utilizadas como cadeia pública. As edificações se tornaram Museu em 1982.

O edifício construído há mais de 140 anos, na Praça Pr. Manoel Nunes Paz, guarda as histórias de conquistas, lutas, pioneirismo e memória de Mossoró. Dos primeiros habitantes da nossa terra, os Mouxorós ou Monxorós, o acervo relembra um dos maiores episódios da história de Mossoró contados por itens que retratam a bravura dos mossoroenses liderados pelo prefeito Rodolfo Fernandes na resistência ao Bando de Lampião. Armas usadas nas trincheiras, fotos dos cangaceiros e do temido Jararaca estão expostas. A estética do cangaço é um dos principais temas em exibição no Museu. O acervo conta ainda com título de eleitor de Celina Guimarães Vianna - a primeira eleitora da América Latina, além de fotos do momento que a professora votou pela primeira vez.

O pioneirismo de Mossoró na abolição da escravatura também é um dos destaques do Museu. No Museu, existe ainda um Pantheon, onde os restos mortais são mantidos de abolicionistas que em 30 de setembro de 1883 se mobilizaram pelo fim da escravidão cinco anos antes da Lei Áurea. O Museu Lauro da Escóssia tem ainda quase 30 mil fotos reveladas e outros 40 mil negativos de imagens de Mossoró registradas pelas lentes do fotógrafo Manuelito Pereira durante 50 anos. As imagens mostram várias fases e a mudança da cidade. O Museu tem imenso acervo com todos os jornais de Mossoró desde 1872, além de uma máquina de impressão de 1917 usada pelo jornal O Mossoroense e muito mais.

Deoclécio Júnior trabalha há 25 anos no Museu

“Embora alguns consideram o Museu um lugar onde guarda velharias, mas na verdade ele é uma instituição que reúne, conserva e exibe ao público objetos diversos de interesse cultural, educacional e histórico da nossa população. O Museu Lauro da Escóssia guarda arquivos e artefatos do longo da nossa história. Fatos como Abolição da Escravatura, o Motim das Mulheres, o pioneirismo do voto feminino, a história da resistência ao Bando de Lampião e o imenso acervo do fotógrafo Manuelito, além da mais completa coleção dos jornais da nossa cidade. O prédio onde funciona o museu é a principal peça do nosso acervo, pois o mesmo é a história viva da nossa cidade”, destacou Jair Nogueira, diretor do Museu.

Para preservar o acervo histórico, o Museu Lauro da Escóssia conta com a dedicação de profissionais que são guardiões. Um deles é Deoclécio Júnior, que há 25 anos atua no Museu com missão conservar as relíquias da história mossoroense que resiste ao tempo.

“Nós estamos aqui exatamente para manter, preservar a história e contá-la futuramente para todos que tenham interesse. Para estudantes e visitantes saberem o que houve no passado da gente, reviver e memorizar, preservar nossa cultura e história”, disse o funcionário do Museu.

Restauração

A Prefeitura de Mossoró retomou a reforma e a modernização do Museu Histórico Lauro da Escóssia. As obras tinham sido paralisadas pela antiga gestão em setembro do ano passado. O museu passa por restauração interna e externa que devem ser concluídas nos próximos meses. A modernização trará acessibilidade, abrangendo a instalação de equipamentos de segurança. A restauração e a modernização valorizam a história e a cultura da cidade. Por enquanto, a visita ao Museu está temporariamente suspensa. A visitação pública deve ser retomada após as obras. Confira imagens de parte do acervo do Museu: https://www.flickr.com/photos/prefeiturademossoro/albums/72157719205320839.

Fotos captadas pelas lentes de Manuelito Pereira mostram Mossoró durante 50 anos
Fotos captadas pelas lentes do fotógrafo Manuelito Pereira mostram Mossoró durante 50 anos

Museu Lauro da Escóssia passa por reforma para restaurar e modernizar edifício histórico