Quinta-feira - 22/04/2021

Novos conselheiros do Conselho Municipal de Política Cultural são eleitos no I Fórum Municipal de Cultura

A classe artística de Mossoró elegeu democraticamente a representação da sociedade civil para compor o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), nesta quinta-feira (21). Os dez membros foram eleitos durante o I Fórum Municipal de Cultura, que foi promovido pela Prefeitura de Mossoró por meio da Secretaria Municipal da Cultura. O evento foi realizado virtualmente em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O I Fórum Municipal de Cultura constitui-se na instância de participação social em que ocorre articulação entre o governo municipal e a sociedade civil. O evento foi planejado pela comissão constituída por via de chamamento público por artistas e gestores da Secretaria de Cultura. Os artistas participaram e opinaram sobre programação e eleição, seguindo o que está previsto na legislação municipal.

Nesta quinta-feira, a Secretaria de Cultura realizou a eleição para a escolha dos novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais, do segmento da sociedade civil, as dimensões simbólicas, cidadã e econômica da cultura, bem como critério territorial. Disputaram as cinco vagas de titulares e cinco de suplentes 12 representantes das artes cênicas, literárias, musicais, visuais e cultura popular. Dos aptos a votar 128 pessoas que participaram do Fórum Municipal de Cultura votaram.

Ao todo, dez novos conselheiros da sociedade civil foram eleitos em votação on-line, sendo cinco titulares e cinco suplentes. Os candidatos mais votados e eleitos para titulares são: Américo Oliveira (Artes Cênicas), Márcia Silva (Cultura Popular), Diego Nunes (Artes Musicais), Jônatas Andrade (Artes Visuais) e Camila Paula (Artes Literárias).

Já os suplentes são: Katharina Gurgel (Artes Literárias), Denilson Duarte (Artes Musicais), Any Katherine (Artes Cênicas), Ligia Saraiva (Artes Visuais) e Abraão Morais (Cultura popular).

A próxima etapa será a publicação da lista dos nomes dos novos conselheiros do CMPC no Jornal Oficial de Mossoró (JOM). Em seguida, o presidente do Conselho Municipal de Política Cultural será escolhido entre seus pares, mediante voto aberto, em reunião convocada para este fim, e terá mandato de um ano, podendo ser reeleito seguidamente para mais um mandato ou alternadamente sem limitação numérica de mandatos, como prevê as Leis Complementares n° 082 e nº 102.

O Conselho Municipal de Cultura é um colegiado com caráter deliberativo, consultivo, recursal e definidor da Política Municipal de Cultura, vinculado a Fundação Municipal de Cultura de Mossoró. O Conselho Municipal de Cultura tem por objetivos: oferecer mecanismo permanente de cooperação às entidades representativas da comunidade municipal, no planejamento, acompanhamento e execução da Política Municipal de Cultura; promover a integração programático das agências governamentais locais, principalmente as relacionadas com Turismo e Educação, visando à sua convergência para os objetivos comuns de desenvolvimento cultural do município; promover o entrosamento entre as atividades culturais do município, visando à consolidação da política municipal de cultura de forma integrada.

Na quarta-feira (21), a abertura oficial do evento foi feita pelo prefeito de Mossoró Allyson Bezerra, que destacou o compromisso com diálogo com a classe artística mossoroense para articular as ações de cultura da cidade de forma ampla.

“De trabalhar a cultura na nossa cidade de forma ampla, trabalhando os eventos já existentes, trabalhando as programações já realizadas com intenção de realizar outras e com intenção de fazer esse diálogo permanente com os artistas da nossa terra. A gestão pública deve sempre está dialogando com quem participa dela com quem faz parte dela. A gestão pública deve ser sempre participar, dialogando com quem está envolvido. Será algo permanente da nossa gestão porque entendemos o diálogo é o grande caminho que nós temos para conseguir desenvolver e realizar grandes projetos”, disse o prefeito.

A Prefeitura de Mossoró informou aos artistas, movimentos e grupos culturais existem processos licitatórios em andamento para reforma dos equipamentos do Corredor Cultural de Mossoró, dentre eles, o Memorial da Resistência, o Teatro Municipal e a Praça da Convivência. Além disso, o projeto de construção da Arena Cultural está sendo finalizado. “Essa discussão dos equipamentos passa também pela forma de uso dos equipamentos, nós temos uma ideia de fazer, de fato, Mossoró cidade cultural não só na manhã. É durante à tarde, durante à noite, durante os finais de semana e esse é nosso objetivo. Temos a intenção que a cidade de Mossoró possa divulgar sua história”, afirmou o prefeito Allyson Bezerra.

O secretário de Cultura Etevaldo Almeida enfatizou a importância do Fórum para eleger novo Conselho Municipal de Política Cultural. “Cujo o objetivo principal é a gente trabalhar articulado, pensando as ações das políticas de cultura do município de Mossoró. Se fortalecendo enquanto gestão público municipal, se fortalecendo quanto classe artística para que a gente possa a cada dia evidenciar a importância e participação dos artistas, o seu trabalho digno quanto artista, principalmente pensar como podemos realizar a política de cultura no município de Mossoró e integrada ao sistema municipal de cultura”, ressaltou o secretário.

“O Conselho de Cultura e o Movimento Cultural” foi a temática escolhida para abertura do fórum na quarta-feira (21). O tema foi abordado em palestra proferida por Claudia Cristiane de Matos Sousa, que é educadora, atriz e diretora de teatro do estado do Maranhão com experiência na atuação no Conselho da Cultura.