Segunda-feira - 05/04/2021

Secretaria de Agricultura alinha ações para abastecimento em comunidades rurais

Representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural e da Petrobras se reuniram para alinhar um plano de discussão sobre o abastecimento de água em Passagem de Pedras, Piquiri e Sussuarana, na zona rural de Mossoró.

Essas três comunidades rurais possuem poços perfurados e mantidos pela estatal. Hoje os equipamentos encontram-se inoperantes ou com necessidade de manutenção.

Ficou decidido que a Secretaria de Agricultura realizará um estudo para encontrar soluções de abastecimento dessas comunidades. “O encaminhamento foi que a Agricultura vai fazer um levantamento para a Petrobras da situação atual com relação ao abastecimento dessas comunidades”, disse o secretário de Agricultura, Faviano Moreira.

“O encontro serviu para que possamos encontrar uma solução juntos para normalizar o abastecimento dessas comunidades e diminuir ou evitar o uso de carros pipas e para que as comunidades tenham água pela rede de abastecimento diretamente dos poços e não por carros pipa”, concluiu.

Raniere Barbosa, gerente executivo da Secretaria de Agricultura, também participou da reunião e explicou os encaminhamentos enviados a Petrobras para a melhoria do abastecimento nas localidades citadas.

“Nós temos um poço lá em Areia Branca que vai abastecer a comunidade de Piquiri. Esse poço já abastece a comunidade precariamente, mas vamos viabilizar um projeto melhor para estruturar a adutora e que possa abastecer as comunidades rurais de Areia Branca e o Piquiri. A ideia é que a Petrobras passe esses poços para os municípios. Em Sussuarana a ideia é que possamos melhorar o sistema na substituição de alguns canos e dando a proposta para a Petrobras na qual a Prefeitura vai fazer um levantamento. Em Passagem de Pedra tem a possibilidade de interligar a adutora de Sussuarana para lá. Estamos pensando numa proposta orçamentária de projeto para encaminhar para a Petrobras para ser viabilizado”, detalhou.

CONSERTO POÇOS

A equipe da Secretaria de Agricultura resolveu na última sexta-feira, 2, problemas elétricos nos poços que abastecem as comunidades de Camurupim e Picada 2.