Tamanho da fonte


Quinta-feira - 25/03/2021

Saiba como armazenar sementes crioulas em garrafas plásticas


O gerente executivo da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Raniere Barbosa, ensina aos agricultores e agricultoras o passo a passo de como armazenar sementes crioulas em garrafas pets. A utilização correta do produto é possível ter durante cinco anos uma semente de boa qualidade.

O processo é super simples. De início pede-se que o agricultor (a) lave o objeto e realize a higienização adequada. Depois secá-la bem para que o interior não fique úmida. Raniere Barbosa explica o que é necessário para o armazenamento.

“Você vai precisar de: algodão, álcool, fósforo, vela e o papel alumínio. Coloca-se a semente na garrafa e quando ela estiver pela metade colocar um dente de alho. O alho tem essa essência de matar alguns insetos, principalmente esses que ficam pós-colheita que ficam armazenados no grão”, disse.

O gerente executivo detalha também que é importante a compactação da garrafa para evitar ao máximo a presença do oxigênio dentro da pet. “Após a metade começa a preencher novamente os grãos colocando na garrafa e vai sempre batendo, compactando para evitar ao máximo da tirada do oxigênio do ar que está preso na garrafa”.

“Após isso corta-se um pedacinho do papel alumínio e faz um formato desenhando no próprio dedo e coloca-se dentro da garrafa. Corta-se um pedaço do algodão dilui no álcool põe no papel e risca o fósforo coloca o fogo para que tire todo o oxigênio do ambiente da garrafa”, completa.

Raniere Barbosa prossegue dizendo que a ausência do oxigênio na garrafa evita a proliferação dos insetos. “Eles não vão conseguir sobreviver”, destaca. Após finalizar todo o processo, o gerente executivo diz que é importante colocar o papel em cima com fita adesiva e lacrar a tampa.

“É importante que essa garrafa seja identificada com a informação com a identificação do agricultor, com nome da semente crioula e o ano da colheita”, afirma.

Confira passo a passo:


Podcast Mais Mossoró





Deixe seu comentário


1 Comentário(s)


  • YONE RODRIGUES JUNIOR
    Consertei meu milhonpor 2 anos pois não tive condições para plantar. Agora tentei plantar e não germinaram. Qual tempo a semente suporta para plantio?