Quarta-feira - 17/03/2021

SME planeja ações para 68 escolas de Mossoró serem beneficiadas com internet de qualidade em projeto-piloto

Por: Italo Bruno

A Secretaria Municipal de Educação (SME) se reuniu com o Ministério da Educação para alinhar o planejamento do projeto-piloto do Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC), da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que tem como foco promover acesso à internet de alta velocidade, por via terrestre e satélite, e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na Educação Básica. A reunião remota foi realizada na manhã desta quarta-feira (17). São 67 escolas da rede municipal de ensino de Mossoró e o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM) contemplados no projeto e receberão equipamentos de acesso à internet de banda larga.

O gerente do Projeto-piloto do Programa de Inovação Educação Conectada da RNP, Anderi Amaral, se reuniu virtualmente com a secretária municipal de educação, professora Hubeônia Alencar, para repassar informações sobre o projeto em Mossoró. Também participaram da reunião a professora Cristhiane Marques, do NTM, e o professor Mauro Alexandrino, da Gerência de Planejamento e Avaliação da SME.

A parceria do MEC junto ao Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB) foi apresentada por Alice Carraturi, consultora de Tecnologia Educacional. Foram apresentados os objetivos e metas da assessoria que CIEB dará as secretarias de educação no processo de transformação das escolas em Escolas Conectadas nos próximos dois anos.

Neste ano, o CIEB e a RNP estabeleceram um acordo de cooperação para viabilizar a execução e a gestão conjunta de um projeto-piloto de implantação de soluções de conectividade de alta velocidade e de uso de tecnologias digitais em cerca de 500 escolas públicas urbanas estaduais e municipais na região Nordeste. A parceria também prevê a troca de informações e conhecimentos técnicos entre as duas organizações.

O projeto-piloto integra as ações dos Programas de Inovação Educação Conectada, do Ministério da Educação, e Nordeste Conectado, do Ministério das Comunicações. O programa está sendo implantado em seis redes municipais, integrantes de quatro redes estaduais de ensino básico, e se estenderá pelos próximos dois anos. As cidades e estados envolvidos são: Mossoró e Caicó (RN), Juazeiro (BA), Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Petrolina (PE), Bahia, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

“Essa é a segunda reunião que nós temos em menos de um mês. Trata-se de um projeto-piloto cujo objetivo é trazer a banda larga para as escolas. Aqui no Rio Grande do Norte duas cidades estão sendo escolhidas para implementação desse projeto-piloto: Mossoró e Caicó. Esse projeto é destinado para todas as escolas da Zona Urbana. Nós estamos trazendo para Mossoró internet de qualidade, de banda larga, wi-fi com todo o processo de instalação, vistoria e acompanhamento feito pela RNP. Vamos nos responsabilizar pelo recebimento e guarda dos equipamentos. A logística de instalação e levar os equipamentos até as escolas será da empresa contratada pela RNP”, explicou a secretária Hubeônia Alencar.

Segundo o gerente do projeto, a importação dos equipamentos está em andamento. Cerca de quatro toneladas de equipamentos devem ser enviadas de Miami (EUA) para o Brasil ainda nesta semana. A previsão é que a carga chegue em abril e logo depois os equipamentos sejam encaminhados aos municípios e estados participantes via transporte terrestre. Os equipamentos fabricados fora do Brasil possuem tecnologia que impede uso fora do ambiente escolar para evitar desvios e furtos.

“Vamos fazer até uma campanha educativa nesse sentido, porque as escolas beneficiadas com essa internet de qualidade, inclusive, as escolas podem funcionar como ponto de acessibilidade da própria comunidade que vai está no seu entorno, avisamos que o sistema de inteligência desse equipamentos só funciona dentro da própria rede RNP. Não adianta furtar esses equipamentos porque eles não terão nenhuma serventia fora desse espaço que serão instalados”, afirmou a secretária de educação.

Além das escolas, uma das ações previstas no projeto é levar internet de qualidade e gratuita para cinco praças de cada município participantes dentro da iniciativa do Nordeste Conectado. “Em um segundo momento desse projeto, nós teremos ainda na segunda etapa algumas praças públicas que vão receber antenas e funcionarão como ponto de conectividade na cidade”, destacou Hubeônia Alencar.

Secretária Hubeônia Alencar definirá a equipe da SME que coordenará o projeto na rede municipal de ensino (Foto: Wilson Lima/PMM)

Educação Conectada

O Programa de Inovação Educação Conectada do Ministério da Educação tem o objetivo de apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade na Educação Básica brasileira. A iniciativa foi elaborada com quatro dimensões: visão, formação, recursos educacionais digitais e infraestrutura que se complementam e devem estar em equilíbrio, para que o uso de tecnologia digital tenham efeito positivo na educação. As metas do projeto é capacitar profissionais, oferecer conteúdo digital às escolas, investir em equipamentos físicos para a conexão e apoiar técnica e financeiramente escolas e redes de ensino.

O Programa Educação Conectada está planejado para ser desenvolvido de 2017 a 2024, contemplando três fases: Indução, Expansão e Sustentabilidade. Para essas fases foram estabelecidas metas relativas ao atendimento a escolas rurais e urbanas, além da velocidade pretendida.