Quarta-feira - 10/03/2021

WhatsApp como ferramenta pedagógica é foco de capacitação para professores da rede municipal de ensino

Por: Italo Bruno

O aplicativo “WhatsApp como ferramenta pedagógica” será o tema da terceira live da Formação Continuada para professores da Educação Infantil da rede municipal de ensino de Mossoró. A live será transmitida no Canal da Prefeitura de Mossoró no YouTube, na tarde desta quinta-feira (11). Essa é uma das ações da Secretaria Municipal de Educação (SME) com foco no Ambiente Virtual de Aprendizagem para auxiliar os professores a desenvolverem suas atividades pedagógicas não presenciais e os alunos que utilizam ferramentas tecnológicas nas aulas remotas.

A terceira live da programação terá as professoras Maura Silva e Socorro Souza do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM), além da participação da mediadora professora Maquezia Emília, da SME. A live será transmitidas a partir das 15h no Canal da Prefeitura de Mossoró no YouTube no link: youtube.com/prefeiturademossorooficial.

“O objetivo dessa live é atender professores e supervisores das Unidades de Educação Infantil que utilizam o WhatsApp como uma ferramenta pedagógica para esse momento de atividades não presenciais que a rede municipal de ensino está realizando desde 1º de março”, ressaltou o gerente de Planejamento e Avaliação da SME, Mauro Alexandrino.

As Lives de Formação Continuada é uma das quatro estratégias envolvendo a ferramenta Google Classroom adotadas pela Secretaria de Educação. As estratégias de capacitação são: lives para atender ao maior número possível de professores e alunos; curso com um número limitado de cursistas para o atendimento mais individualizado; formulário virtual para que os professores e alunos possam encaminhar, de modo contínuo, suas dúvidas e receber a devolutiva do NTM; e, ferramenta tutorial disponibilizada no portal da educação com orientações sobre o Google Classroom, página atualizada continuamente, conforme as dúvidas apresentadas no formulário virtual. Até o mês de maio serão realizadas lives com temáticas diferentes.