Sábado - 06/03/2021

Lives de Formação Continuada levam capacitação aos professores sobre Ambiente Virtual

Por: Italo Bruno

Com o agravamento da pandemia da Covid-19, o ano letivo de 2021 da rede municipal ensino de Mossoró foi iniciado na modalidade remota de aulas. Para levar educação aos cerca de 19 mil alunos das escolas do município, a equipe da Secretaria Municipal de Educação (SME) decidiu adotar o Google Classroom como Ambiente Virtual de Aprendizagem para auxiliar os professores a desenvolverem suas atividades pedagógicas não presenciais. Diante desse novo desafio, a SME fará uma série de ações de formação continuada para apoiar professores, gestores, supervisores e alunos nessa nova realidade da educação. A programação começa na próxima semana com lives transmitidas na internet e cursos on-line.

“Desde a Jornada Pedagógica a Secretaria Municipal de Educação se preocupou em apresentar uma série de atividades no sentido de capacitar professores e demais profissionais da educação para este fazer em tempos de pandemia. Nesse sentido a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Núcleo de Tecnologia elaborou um programa de formação continuada, diversificado com atividades que vão desde a realização de lives, a realização de cursos, passando também pela elaboração e disponibilização de formulários eletrônicos para que possamos trabalhar junto a comunidade para diminuir o máximo possível essa dificuldade em trabalhar com ensino remoto”, explicou a secretaria de educação Hubeônia Alencar.

A capacitação será iniciada na próxima terça-feira (9) com Lives Formação Continuada, a partir das 15h, transmitida no Canal da Prefeitura de Mossoró no You Tube, no link: youtube.com/prefeiturademossorooficial. Com “Google Sala de Aula: ambiente virtual de aprendizagem” as professoras Cristhiane Marques e Fátima Lima abordarão a temática, com mediação do professor e gerente da SME Mauro Alexandrino. Os três profissionais da educação são professores que atuam no Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM). Outras duas lives serão realizadas no mesmo horário nos dias 10 e 11 de março. As lives serão abertas ao público com transmissão também na internet com participação de professores explanadores e mediadores.

“Em virtude do momento de pandemia que estamos vivenciando e estarmos em isolamento social com atividades não presenciais, ano passado a rede não tinha uma plataforma de uso coletivo único e na Jornada Pedagógica as orientações foram todas no sentido de se utilizar Google Classroom como a plataforma que vai ancorar todas as orientações e atividades didáticos-pedagógicas durante esse período. Nessa perspectiva, o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal preparou todo um conjunto de orientações voltadas para subsidiar os professores, alunos, famílias, as equipes nas escolas e na Secretaria Municipal de Educação de como utilizar essa ferramenta para um espaço de aprendizagem”, destacou professor e gerente de Planejamento e Avaliação da SME, Mauro Alexandrino.

Lives Formação Continuada serão transmitidas no Canal da Prefeitura de Mossoró no You Tube (Foto: Wilson Moreno/PMM)

O NTM definiu quatro estratégias envolvendo a ferramenta Google Classroom, são elas: lives para atender ao maior número possível de professores e alunos; curso com um número limitado de cursistas para o atendimento mais individualizado; formulário virtual para que os professores e alunos possam encaminhar, de modo contínuo, suas dúvidas e receber a devolutiva do NTM; e, ferramenta tutorial disponibilizada no portal da educação com orientações sobre o Google Classroom, página atualizada continuamente, conforme as dúvidas apresentadas no formulário virtual.

“Nós teremos lives de formação. Até o mês de maio teremos lives cada uma com a temática diferente. Vamos iniciar com a primeira live que vai tratar sobre Google Classroom como Ambiente Virtual de Aprendizagem e posteriormente estaremos trabalhando com outras funcionalidades: Google Docs, o Google Forms, dentre outras situações. Além das lives, temos três turmas de cursos que trabalharão o Google Classroom durante o primeiro semestre e depois outras três turmas no segundo semestre, bem como o Núcleo de Tecnologia está disponibilizando um formulário para retirada de dúvidas e também já montou tutoriais para as escolas, para os professores e também para os alunos”, informou o professor Mauro Alexandrino.