Segunda-feira - 01/03/2021

Secretaria de Agricultura inicia corte de terra na zona rural de Mossoró

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, iniciou neste final de semana o corte de terra na zona rural do município. Os primeiros cortes aconteceram no último sábado, 27, e se estenderam neste domingo, 28.

De acordo com o Diretor de Unidade, Ney Maranhão, três equipes da Agricultura acompanharam o início dos trabalhos nas localidades e realizaram a fiscalização do corte de terra nas propriedades atendidas.

As primeiras visitas ocorreram no sábado. Foram visitados seis agricultores. Em São João da Várzea foram realizados dois cortes de terra. Já em Pau D’arco, Cajazeiras, Melancias e Projeto Assentamento Vingt Rosado houve uma visita cada. No domingo foram cinco agricultores beneficiados com o programa no Povoado de Alagoinha/Recanto da Esperança e seis em Picada Primeira.

Ney Maranhão, que coordena o Programa Semear, explica ainda que durante toda a semana haverá visitas as comunidades rurais para a realização do corte de terra nos agricultores cadastrados. Mossoró foi dividida em 4 blocos disponibilizados em sentido horário. Cada bloco foi dividido em sub-blocos. A medida facilita o acesso às comunidades rurais e o atendimento junto aos moradores. A previsão é que as visitas ocorram por três vezes ao ano em cada localidade.

Cada agricultor recebe 22 litros de óleo diesel para o corte da terra. Foto: Cedida

A Prefeitura de Mossoró lançou na última quinta-feira, 25, a edição 2021 do Programa Semear. O evento foi realizado no Parque de Exposições Armando Buá. O último levantamento da Secretaria de Agricultura aponta que o número de agricultores inscritos está próximo de 4 mil.

Cada agricultor recebe 22 litros de óleo diesel para o corte da terra. Esse montante gera aproximadamente um orçamento para a Agricultora de R$ 400 mil. Tem direito ao programa o agricultor que tenha área menor que 4 módulos rurais, utilize predominantemente mão-de-obra familiar e tenha renda familiar originada da atividade econômica vinculada ao próprio estabelecimento.

O Programa Semear existe há mais de 20 anos. Ele ajuda o produtor rural das comunidades mossoroenses a produzir os frutos da terra necessários à subsistência e ao crescimento da renda familiar. O Semear está amparado na lei n 3.301, de 21 de agosto de 2015, e tem por finalidade atender grupos de agricultores familiares com caráter contínuo, executado no primeiro semestre de cada ano, observando o período chuvoso da região.

VEJA COMUNIDADES VISITADAS:

SÁBADO (27)