Quinta-feira - 25/02/2021

Jornada Pedagógica destaca a importância da participação das famílias na educação

Por: Italo Bruno

A participação da família na escola e na educação dos estudantes foi foco da programação da Jornada Pedagógica desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação. Na noite desta quinta-feira (25), o debate sobre o tema foi promovido na 1ª Ação do Projeto Escola de Pais, que é uma das atividades da capacitação de gestores, supervisores, professores, familiares e responsáveis de alunos para o Ano Letivo 2021 da Rede Municipal de Ensino de Mossoró.

O envolvimento dos pais e responsáveis pelos alunos na educação se tornou ainda mais crucial diante das modalidades de ensino remoto e híbrido adotadas durante a pandemia da Covid-19. A necessidade da parceria escola e família integrou a série de palestras e debates on-line transmitida na internet como medida para evitar a propagação da Covid-19.

A secretária Municipal de Educação, a professora Dra. Hubeônia Alencar, destacou a iniciativa de aproximar os pais e demais familiares no processo de desenvolvimento educacional dos alunos.

“É um momento de fato singular, é um momento muito especial, pensado de forma coerente com nossa proposta da jornada que foi envolver do gestor às famílias. Por entender a grande participação e a grande responsabilidade que todos temos em relação à educação. Para que a educação ocorra de maneira bem-sucedida é preciso que haja um envolvimento desde o gestor até às famílias. Entendemos que o resultado acontece com base no processo e por isso nosso cuidado relação ao processo. Estaremos de fato presentes no desenrolar de todas as atividades. Creio que já foi possível perceber nessa Jornada Pedagógica esse nosso víeis de trabalho de envolver a todos. Porque entendemos que a educação é de fato uma rede e para que ela tenha sucesso é preciso que haja um desenvolvimento integrado”, disse a secretária de educação.

A Jornada Pedagógica foi iniciada no último dia 18 e segue com programação até próxima sexta-feira (26) com o tema “Ensino Híbrido: novos rumos da educação”. O prefeito de Mossoró Allyson Bezerra participou da 1ª Ação do Projeto Escola de Pais e ressaltou o poder transformador da educação, mesmo diante de desafios da pandemia da Covid-19.

“Eu acredito muito que logo em breve nós veremos um divisor de águas na educação. Quero me dirigir aos estudantes e dizer a cada um que acredite nos seus sonhos. Dizer a cada estudante que ouse sonhar, ouse acreditar nos seus objetivos. Saber que tudo é possível para aquele que batalha e tem disposição. Eu sei que as lutas são demais. Estamos passando por um momento difícil nessa pandemia, mas é nos momentos difíceis que nós buscamos a força e temos capacidade de superá-los”, afirmou o prefeito.

O professor Dr. Luiz Gomes Filho (UFERSA) proferiu palestra “O lugar da escola e da família na vida dos discentes: lições de educação na pandemia” com mediação da professora Eliane Araújo Xavier da Costa (SME). “A escola tem um papel muito importante na formação das pessoas e junto à família mais ainda. Qual é papel agora da família? Cabe a família nesse momento de ensino remoto organizar um cantinho para seu filho ou filha estudar, ter respeito porque ele está estudando e precisa de silêncio. Mostre respeito pelo processo de educação dele. Converse com seu filho, descubra a dificuldade dele, passe para o professor e a escola que a coisa flui”, orientou o palestrante.