Por: Italo Bruno
O Cadastro Único (CadÚnico) é o principal instrumento de acesso à mais de 20 programas sociais do Governo Federal. O Bolsa Família e a Tarifa Social são algumas das ações sociais governamentais para a população que utiliza dados do CadÚnico. Em Mossoró, a prefeitura faz cadastramento de famílias em três postos de atendimento.
A gerente executiva do Cadastro Único da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude, Ranyla Rodrigues, explicou que o CadÚnico é um banco de dados do governo federal e um instrumento de coleta de informações das famílias em situação de pobreza para que sejam identificadas e acessem os programas sociais. São mais de 27 programas sociais veiculados ao CadÚnico e utilizam os dados do cadastro para oferecer dentre ajuda financeira e até isenção no pagamento de serviços.
“Existem vários programas sociais que o acesso é por meio do CadÚnico. Dentre eles, o Bolsa Família, Tarifa Social de energia, o Programa do Leite, Programa Isenção concurso público, o Baixa Renda do INSS que é conhecido popularmente dessa forma e é um programa para mulheres do lar que podem pagar o INSS com até 50% de desconto para ter acesso a qualquer tipo de benefício em caso de alguma eventualidade na família. Existem também os programas sociais voltados para a Zona Rural como cisternas. São mais de 27 programas sociais e todos eles estão à disposição das famílias que tenham perfil daquele programa social pelo CadÚnico”, informou a gerente executiva do CadÚnico.
No caso da Tarifa Social, o benefício social beneficia as unidades residenciais de famílias com baixa renda com a redução da tarifa de consumo de energia elétrica em até 65%, para Indígenas e Quilombolas até 100%. O cadastro deve ser feito no site da Cosern com os dados de quem possui o Número de Identificação Social (NIS), mesmo que não seja o titular da conta. Além do site, o inscrito no CadÚnico pode também enviar os documentos pelo Whatsapp (84) 3215-6001. Após o envio, a Cosern efetuará a validação do cadastro junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e o cliente passa a ter o benefício na próxima fatura.
Cadastramento
Para ter acesso aos programas sociais é necessário primeiro estar inscrito no Cadastro Único. A Prefeitura de Mossoró por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude dispõe de três postos de atendimento do CadÚnico. Mesmo durante a pandemia da Covid-19, os três postos de atendimento continuam funcionando, mas com horário diferenciado e respeitando as normas sanitárias. Nos três locais de atendimento da rede são feitos novos cadastros e regularização de inscritos no CadÚnico.
Postos do CadÚnico:
Documentação:
Documentos que o responsável deve levar de cada pessoa da família: