Terça-feira - 26/01/2021

Prefeitura debate ações para ampliar desenvolvimento econômico e turismo

Por: Italo Bruno

A Prefeitura de Mossoró se reuniu, nesta terça-feira (26), com representantes de entidades do comércio do Rio Grande do Norte e do município para discutir uma série de projetos e parcerias, que tem como foco promover a qualificação profissional, o turismo e desenvolvimento econômico. A reunião foi realizada no Palácio da Resistência.

Dentre as ações abordadas na pauta da reunião, estão: Projeto de viabilidade e modelo de negócio para Praça da Convivência; Proposta de Implementação do DEL TURISMO em Mossoró, a partir da adoção de um modelo de gestão participativa, pela qual mobilizam-se recursos da sociedade civil em parceria com o poder público local e o mercado; Permanência do Senac no Conselho Municipal de Turismo.

Também foi proposto continuação do projeto de qualificação profissional para os beneficiados do Programa Minha Casa, Minha Vida (atual Casa Verde e Amarela) – Projeto Morar Bem, da Secretaria de Infraestrutura (contratos assinados e recursos já garantidos pela Caixa Econômica Federal valor de R$ 237.000,00 para realização de 29 turmas de diversos cursos para aproximadamente 500 pessoas.

Discutiu-se ainda o Projeto de Qualificação (Primeiro Emprego e Requalifica), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município; continuidade da Parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude, com foco na qualificação da população, principalmente os beneficiários do Bolsa Família, promovendo a geração de renda.

O prefeito Allyson Bezerra assegurou que a Prefeitura de Mossoró apoiará todos os projetos e iniciativas que desenvolvam a capacitação de trabalhadores, garantindo profissionais qualificados para mercado local, além da criação de iniciativas para o turismo e desenvolvimento econômico.

“Temos interesse de firmar novas parcerias e ampliar as existentes para beneficiar o povo. Todos os problemas vamos enfrentar. A Praça de Convivência é um deles e que precisa de solução”, afirmou o prefeito, que em breve pretende anunciar melhorias.

O vice-prefeito Fernandinho também reforçou a necessidade de restruturação da Praça da Convivência, que é um dos principais atrativos turísticos no Corredor Cultural de Mossoró. “É muito importante que seja feita essa restauração da Praça de Convivência. Temos viabilizar o comerciante local. Temos uma gestão disposta a fazer isso”, disse.

O presidente da Fecomércio/RN, Marcelo Queiroz, apresentou todo sistema da rede formada pelo Sesc e Senac. “Viemos apresentar ao prefeito as ações que a Fecomércio desenvolve aqui na cidade e oferecemos alguns produtos desenvolvidos como consultorias e os cursos feitos gratuitamente através do nosso projeto Senac Gratuidade. Além das consultorias feitas pelo DEL, que é um programa feito juntamente com o governo da Alemanha. Agradecemos a atenção do prefeito, demonstrando disponibilidade para receber nossas sugestões para contribuir com desenvolvimento de Mossoró”, disse Marcelo Queiroz.

Participaram da reunião o vice-prefeito de Mossoró, Fernandinho; o presidente da Câmara Municipal de Mossoró (CMM), vereador Lawrence Amorim; Marcelo Queiroz, presidente da Fecomércio/RN; Michelson Frota, presidente Sindlojas Mossoró e vice-presidente Fecomércio/RN; Eloisa Helena, executiva Sindlojas Mossoró; Raniery Pimenta, diretor Regional do Senac/RN; Benjamim Garcia, gerente Senac/Mossoró; Franklin Filgueira, secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico; o secretário de Administração e Infraestrutura, Brenno Queironga.