Segunda-feira - 11/01/2021

Projeto Viva Rio Branco volta com reforço de segurança

As atividades físicas ao ar livre já podem ser praticadas com mais segurança aos domingos na região central da capital do oeste. A garantia é dada pela Prefeitura de Mossoró, que retomou domingo, 10, o Projeto Viva Rio Branco, sob a orientação de que as atividades não promovam aglomeração e ocorram respeitando ao máximo regras sanitárias para contenção da Covid-19.
Por esta razão, algumas modalidades terão que aguardar um pouco mais de tempo para seu retorno, como é o caso das aulas de ginástica e de dança coletiva. As caminhadas e o ciclismo seguem liberadas e com o maior número de adeptos. Os praticantes dessas modalidades comemoram o retorno do projeto, não só pelo bem à saúde mas como pela possibilidade dos exercícios serem realizados em um perímetro interditado para o fluxo de veículos automotores.
É o caso da professora Jakeline, que voltou a caminhar ao lado do marido e dos dois filhos do casal. “Na semana a gente tem outras práticas, então no domingos comparecemos aqui com a família para caminhar e é algo que serve para os nossos filhos, porque para eles isso também é uma diversão”, disse. A família não deixa de usar máscaras mesmo na caminhada e pode ficar tranquila com bastante espaço livre de tráfego.
Reforço
Ao todo, dez agentes de trânsito atuam na interdição do Corredor Cultural da Rio Branco, distribuídos nos seguintes bloqueios: Rua Frei Miguelinho com a Rio Branco; Esquina da Rio Branco com a Rua Augusto Severo; Rua Rui Barbosa com a Frei Miguelinho; Francisco Izódio com a Avenida Rio Branco; Rua Felipe camarão com a Rua Princesa Isabel; Rua Lopes Trovão com a Princesa Isabel; Lopes Trovão com a Rui Barbosa e o cruzamento da Rua Nísia Floresta com a Avenida Rio Branco.
"Estamos com 37 dispositivos físicos, que são os cones, e 8 sinalizadores para a gente dar auxílio tanto aos condutores que estão na área externa dos bloqueios como para dar mais segurança aos usuários”, afirmou o agente de trânsito Adriano Rocha.
Responsável por comandar a Gerência de Trânsito de Mossoró, Luís Correia enaltece o empenho dos profissionais e o uso de novos equipamentos de segurança: “Hoje nós estamos utilizando equipamentos mais especiais, maiores com iluminação e estes equipamentos irão reforçar que aquele condutor possa visualizar os bloqueios com bastante segurança e antecedência. Assim a segurança dos usuários fica fortalecida”, diz.
Mais segurança
Na retomada do projeto Viva Rio Branco, ainda é comum a presença de equipes da Guarda Civil Municipal e de seu pelotão ambiental. “O projeto é importante porque tira um pouco a rotina do dia-a-dia, retira os carros da Rio Branco para que adultos e crianças possam correr e caminhar. Nós nos sentimos realmente gratificados em trabalhar para que o pessoal tenha esse lazer, sem a preocupação de lidar com veículos durante as atividades”, disse Leikson Gomes, subinspetor da viatura do pelotão ambiental.
Devido ao projeto Viva Rio Branco, uma das principais avenidas de Mossoró ficará interditada sempre aos domingos, das 16h às 19h, algo considerado importante pelo secretário de Esporte e Lazer do município Júnior Xavier. “O retorno do projeto visa não estimular aglomerações, mas proporcionar para o praticante de atividades físicas uma segurança extra, principalmente para aqueles que não viajaram e que têm a necessidade da sua prática mesmo que em nível individual. Vale salientar que essas caminhadas e corridas atendem aos protocolos de segurança da pandemia”, afirmou o titular da pasta.

Por: Vilsemar Alves (Secom/PMM)