Quinta-feira - 03/12/2020

Prefeita Rosalba Ciarlini, ao lado do vice-presidente Mourão, participa da abertura do Fórum de Desenvolvimento do Semiárido 2020

A prefeita Rosalba Ciarlini, ao lado do vice-presidente Hamilton Mourão, participou da abertura do Fórum de Desenvolvimento do Semiárido 2020 realizado na tarde de hoje (03) no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. O evento tem o objetivo de discutir e elaborar propostas para problemas e desafios do semiárido, identificando novas possibilidades de soluções e investimentos para os 1.262 municípios que compõem a região do semiárido. O fórum está acontecendo em Mossoró porque a cidade é a Capital Nacional do Semiárido.

Em um discurso emocionante, a prefeita Rosalba Ciarlini destacou as potencialidades de Mossoró como o melão, o sal, o petróleo e toda a região do semiárido para o desenvolvimento do nordeste. “Não haveria local mais adequado para realizar esse fórum se não a cidade de Mossoró. Aqui é a Capital do Semiárido Brasileiro. Porque é a capital? porque representa todo o semiárido brasileiro, porque aqui nós temos todas as características da diversidade dessa região. Ao mesmo tempo nós temos também o olhar das oportunidades, da resistência a todas essas adversidades. Mossoró é a terra do sal que está presente em todo o país, a terra do melão que hoje chega a China, é a terra do petróleo e de muitas outras potencialidades. Quando muitos olhavam como uma região inóspita, uma região que nada pode florescer, você vê florescer pela força do seu povo, pela vontade, pela resistência, pela luta que marcam tantas histórias da cidade.”, disse a prefeita.

Rosalba Ciarlini ainda lembrou que enquanto senadora participou ativamente do projeto de transposição do Rio São Francisco, sendo uma iniciativa que beneficiaria toda a região do Semiárido. Também lembrou que na época que foi governadora do Rio Grande do Norte aprovou o RN Sustentável que assegurou recursos de mais de R$ 1 bilhão ao RN.

O vice-presidente Hamilton Mourão agradeceu a prefeita Rosalba pela acolhida e afirmou que é compromisso do presidente Jair Bolsonaro em criar facilidades e condições para que tudo discutido no fórum seja efetivamente executado. “Minhas palavras iniciais são de contentamento por poder testemunhar na terra de Mossoró, a Capital do Semiárido Brasileiro, a gênese dos trabalhos aqui desenvolvidos. Ocasião que eu lhes trago o incentivo do governo do presidente Jair Bolsonaro no equacionamento dos desafios impostos aos brasileiros que vivem nesse importante rincão da nossa pátria.”, destacou Mourão.

O semiárido brasileiro é o maior do mundo e ocupa cerca de 20% do território do Brasil, sendo 53% de toda a área do Nordeste. Abrange mais de 1.200 municípios onde vivem mais de 25 milhões de brasileiros, na qual 60% dessas pessoas vivem na área urbana e os outros 40% em área rural.

Participaram da solenidade a vice-prefeita Nayara Gadelha, o Ministro da Educação Milton Ribeiro, deputados federais General Girão, Beto Rosado, Bia Kicis, senadores, vereadores e outras autoridades.