Quarta-feira - 04/04/2018

Evento de 20 anos da Estratégia de Saúde da Família é marcado por emoção

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria de Saúde, celebrou um dia histórico no município. A Estratégia de Saúde da Família (ESF) completa 20 anos em 2018. O momento foi celebrado pelos servidores da Saúde juntamente com a Prefeita Rosalba Ciarlini em uma cerimônia emocionante.

A Prefeita Rosalba Ciarlini e os servidores da Saúde fizeram uma volta ao passado pelos relatos e apresentações feitas, assim como pela exibição do documentário dos 20 Anos da ESF.

Com ampla programação, o evento lotou o Teatro Municipal Dix-Huit Rosado. A Prefeita Rosalba reconheceu os esforços de cada servidor que contribuiu para a ESF. "Estou sentindo um turbilhão de emoções, porque relembrar essa história é motivo de muito orgulho. A ESF é um programa que deu certo e deixou um legado enorme para Mossoró", concluiu a prefeita.

A ESF, anteriormente conhecida por Programa de Saúde da Família (PSF), foi implantada no município no ano de 1998 pela então e atual prefeita Rosalba Ciarlini. Naquela época, Rosalba Ciarlini e seus auxiliares identificaram a carência que os mossoroenses tinham em relação ao atendimento médico nos bairros, além da baixa cobertura da rede municipal de saúde, e por isso resolveram implantar o PSF na cidade.

Esse programa tinha como principal objetivo levar assistência à comunidade, descentralizando para áreas que até então não recebiam atendimentos. Outro ponto interessante é que a ESF quebra o distanciamento entre usuário e médico, ou seja, o médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agente de saúde que atuam na ESF têm contato direto com a comunidade, sabem com mais precisão da realidade de cada usuário.