Sexta-feira - 14/08/2020

Prefeitura entrega prêmio de incentivo à cultura para representantes da classe artística

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Cultura, entregou na tarde desta sexta-feira, 14, a premiação simbólica do prêmio de incentivo à cultura local referente ao edital 001/2020. A premiação simbólica foi entregue em solenidade com participação de um representante de cada segmento contemplado, no Palácio da Resistência.

O edital 001 contemplou atividades como artes cênicas, artes visuais, artes plásticas, poesia, projetos estudantis, entre outros.

A secretária municipal de Cultura, Isaura Amélia, destacou que este é o segundo edital que o município está pagando este ano. “Já pagamos no mês de maio o edital referente a uma premiação feita no ano passado, de R$ 90 mil, agora nós estamos pagando o edital 001, de 2020, que engloba recursos de R$ 120 mil em 40 prêmios”, explicou.

Segundo ela, a disponibilidade de recursos foi maior. “No edital estava previsto que seria pago em duas parcelas, mas a prefeita Rosalba Ciarlini determinou que, pelas condições que a cultura está vivendo agora, que pagasse de uma vez só. Todos estão recebendo os prêmios integrais, que deverão está na conta de todos na próxima semana. Hoje foi apenas o anúncio dos vencedores”, continuou.

Neste momento, a Secretaria de Cultura está em processo de seleção do edital 002/2020. “É um edital que nunca havia sido chamado, mas a prefeita Rosalba pediu para que convocar. É realmente uma demanda que estava reprimida, que é a publicação de livros, cordéis e organização de acervos”, destacou.

O poeta e cordelista Aldaci de França foi um dos contemplados com o prêmio e falou em nome de todos. “Mais de 40 projetos de muita qualidade, analisados e julgados por pessoas competentes. Esse é o papel do poder público, dar condições e cobrar resultados”, disse.

A prefeita Rosalba Ciarlini destacou que além dos editais de incentivo, outra ação importante para o setor são as obras nos equipamentos culturais que serão iniciadas nas próximas semanas. “Temos a reforma e revitalização do Museu Lauro da Escóssia que já está licitada, com a instalação da Pinacoteca, e em seguida virão a Biblioteca, a Escola de Artes, o Arte da Terra, o Memorial da Resistência, o Teatro e a construção da Arena Cultural”, mostrou.

Além destes editais, a Prefeitura de Mossoró ainda vai viabilizar a premiação de cerca de R$ 2 milhões, através da Lei Aldir Blanc.