Quarta-feira - 05/08/2020

Acervo da Coleção Mossoroense é transferido para Escola de Artes para reforma do Museu e Biblioteca

A Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Diretoria Executiva dos Serviços Urbanos e a Fundação Vingt-un Rosado, começou na manhã desta quarta-feira, 05, a mudança do acervo da Coleção Mossoroense que estava no Museu Histórico Laura da Escóssia. A mudança está ocorrendo porque o local vai passar por reforma e reestruturação, além da instalação da Pinacoteca.

Foi levado temporariamente para a Escola de Artes o acervo pessoal de Vingt-un Rosado, composto por fotos, livros, documentos comendas e homenagens. “O material foi levado do Museu e será formatado o Gabinete 21, em breve, na Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte.

Lembrando que é um material de Vingt-un, mas que hoje faz parte da historiografia de Mossoró e será disponibilizado para visitação em breve”, explicou Eriberto Monteiro, diretor da Coleção Mossoroense.

Segundo ele, o acervo do Gabinete 21 é composto ainda por 26 estantes de ferros. “A Biblioteca de Vingt-un Rosado é composta por algo em torno de 3 mil obras literárias dos mais diversos autores e mais diversos temas, dentre eles, obras da Coleção Mossoroense de autoria do próprio Vingt-um”, continuou.

A secretária de Infraestrutura Kátia Pinto confirmou que futuramente o material ficará instalado na Biblioteca Ney Pontes. “Neste momento nós estamos aguardando a conclusão do processo de licitação do Museu, para que a gente possa dar a ordem de serviço e iniciar a obra. Esperamos que nos próximos dias já possamos iniciar no Museu. Já a Biblioteca, estamos concluindo os projetos e orçamentos para podermos encaminhar para a licitação”, destacou.

Kátia Pinto lembrou ainda que, tanto o Museu, quanto a Biblioteca, serão contemplados com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA). “Está previsto para que iniciemos estas duas obras ainda em 2020. O Museu tem um prazo de seis meses e a Biblioteca de oito meses para a entrega, após o início das obras”, concluiu.